Home Economia e Política Consumo global de tabaco cai apesar do lobby da indústria, diz OMS

Consumo global de tabaco cai apesar do lobby da indústria, diz OMS

por Reuters
0 comentário
Cigarro

O consumo global de tabaco caiu em uma geração, com uma em cada cinco pessoas fumando em 2022 contra uma em cada três em 2000, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na terça-feira.

A queda ocorreu apesar do que a agência de saúde global da ONU classificar como esforços contínuos da indústria do tabaco para tentar influenciar as políticas globais de saúde em seu próprio benefício.

“Houve um bom progresso no controle do tabaco nos últimos anos, mas não há tempo para complacência”, disse Ruediger Krech, diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS. “Estou surpreso com as profundezas que a indústria do tabaco vai para buscar lucros às custas de inúmeras vidas.”

O relatório global disse que 1,25 bilhão de pessoas com 15 anos ou mais usaram tabaco em 2022, contra 1,36 bilhão em 2000. O uso do tabaco deve cair ainda mais até 2030, para cerca de 1,2 bilhão de pessoas, mesmo com o crescimento da população mundial, segundo o estudo.

Um exemplo dos esforços das empresas de tabaco para ganhar influência citado pela OMS foram suas ofertas de apoio técnico e financeiro aos países antes de uma importante reunião da OMS sobre controle do tabaco no Panamá, em fevereiro.

As regiões com a maior parcela de fumantes são o Sudeste Asiático e a Europa, segundo a OMS, com cerca de um quarto da população. Em alguns países, o consumo de tabaco ainda está aumentando, como Egito, Jordânia e Indonésia, de acordo com o estudo.

O relatório publicado a cada dois anos forneceu alguns dados preliminares sobre a prevalência dos cigarros eletrônicos, com base nos quais a OMS está pedindo aos governos que apliquem medidas de controle no estilo do tabaco.

A OMS disse que havia pelo menos 362 milhões de usuários adultos de produtos de tabaco sem fumaça em todo o mundo, mas admitiu que isso poderia ser uma subestimação devido à falta de dados.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.