Home Finanças Pessoais Contratar consórcio aumenta o Score?

Contratar consórcio aumenta o Score?

Exigir ou não um Score alto varia conforme a política interna da empresa que administra o consórcio

por Blog do Serasa
3 min leitura
(Imagem: Blog do Serasa)

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que reflete a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia pelos próximos meses.

A quantidade de pontos muda conforme o histórico e o momento financeiro da pessoa. Muitas pessoas se questionam se contratar consórcio aumenta o Score, e é isso que este artigo vai explicar.

Contratar consórcio aumenta o Serasa Score?

O cálculo do Serasa Score é dinâmico e leva alguns fatores em consideração, entre eles o compromisso com crédito, que reflete o pagamento em dia dos compromissos financeiros.

Com isso, apesar de não ser algo garantido, a contratação de um consórcio no médio prazo tende a aumentar a pontuação de crédito.

Isso porque essa contratação gera prestações que devem ser pagas mensalmente seja um consórcio de automóvel, seja de eletrodomésticos ou qualquer outro tipo de consórcio.

Essas mensalidades vão formando parte do histórico de pagamentos do consumidor, e ao longo do tempo a regularidade dos pagamentos em dia favorece o Serasa Score.

Esses dados vão constar no Cadastro Positivo, que leva em conta os pagamentos em dia e ajuda a calcular a pontuação de crédito. Quanto mais informações positivas houver sobre pagamentos, maior a chance de o Score aumentar.

Essa lógica só vale se as prestações forem pagas em dia, claro. Histórico de boletos pagos com atraso têm efeito contrário: podem reduzir a pontuação.

É preciso ter Score alto para fazer consórcio?

Ter um Score alto sempre ajuda, mas nem sempre vai ser fator determinante. Afinal, a administradora do consórcio é que definirá as regras de participação, os critérios de aprovação e outros requisitos.

Tudo constará em contrata. É importante saber que um consórcio é diferente de um financiamento.

Segundo Jorge Braz, medida dará mais transparência a contratos (Imagem: Reprodução/Freepik)
Imagem: Reprodução/Freepik)

O modelo de compra do consórcio é uma espécie de poupança: um fundo coletivo é formado, e cada integrante deposita nele uma quantia mensal, antes de ter acesso ao bem. Ao longo dos meses, a possibilidade de ser contemplado com esse bem ocorre por meio de sorteio ou lance.

Nessa primeira fase do processo, o consumidor não receberá nada em troca, então não haverá uma dívida ainda. Mesmo assim, exigir ou não um Score alto varia conforme a política interna da empresa que administra o consórcio.

O Score é consultado na hora do consórcio?

Boa parte das administradoras consulta o Serasa Score no momento da contemplação. No caso do consórcio de um automóvel, por exemplo, é quando o cliente recebe uma carta de crédito para comprar o carro e se compromete a continuar pagando as mensalidades do consórcio.

É nessa fase que a administradora precisa avaliar os riscos de inadimplência ao contemplar aquele cliente com uma carta de crédito.

Que tipo de pagamento mais aumenta o Score?

O pagamento em dia de faturas de compromisso de crédito é o que mais tem chance de impactar positivamente o Serasa Score. A pontuação tem influência do Cadastro Positivo, que recebe informações de contas como empréstimos, financiamentos, compras a prazo e contas de consumo, como luz e telefone.

Por isso, usar cartão de crédito (e pagar as faturas sempre em dia), por exemplo, pode fazer o Score aumentar, por gerar mais dados de histórico.

O que mais aumenta o Score?

Não tem fórmula mágica para ter um Serasa Score alto. Uma pontuação que indique ao mercado que o consumidor é um bom pagador é construída ao longo de meses e anos, com constância de bons hábitos e responsabilidade financeira.

Conheça as principais ações que têm potencial de aumentar a pontuação:

Pagar as contas em dia

O compromisso com crédito tem um peso de 55% no cálculo. Por isso, quem paga em dia prestações e faturas do cartão já tem uma boa base para consolidar um bom Score.

(Imagem: Reprodução/Freepik/@snowing)
(Imagem: Reprodução/Freepik/@snowing)

O importante é nunca esquecer o pagamento: um dia de atraso já fica registrado no histórico. Quem tem dificuldade em lembrar do dia de pagamento pode contar com o Minhas Contas, funcionalidade gratuita do app da Serasa, que emite alertas sobre o vencimento.

Renegociar dívidas

Nome negativado e Score alto não são compatíveis: o mercado não sente confiança em liberar crédito para um consumidor que está devendo para um credor. O registro de dívidas e pendências tem peso de 33% no cálculo do Score.

Para sair do cadastro de inadimplência, aproveite oportunidades de negociação como o Serasa Limpa Nome, que tem ofertas para negociar dívidas com até 90% de desconto.

Pedir crédito com consciência

Os pedidos de crédito, parcelamentos e empréstimos ficam registrados junto às informações do CPF, e novos contratos de crédito indica comprometimento de renda, o que pode impactar a pontuação.

Por isso é importante buscar crédito com consciência e cautela. Manter uma relação saudável com o mercado de crédito é a chave para uma boa pontuação.

Manter os dados na Serasa atualizados

O cálculo do Score também leva em conta o tempo de relacionamento entre cliente e mercado de crédito. É algo construído ao longo dos anos.

(Imagem: Reprodução/Receita Federal)
(Imagem: Reprodução/Receita Federal)

Uma forma de zelar por esse relacionamento é manter sempre os dados pessoas atualizados no site da Serasa.

Ativar a Conexão Bancária

A Conexão Bancária é uma funcionalidade da versão 3.0 do Serasa Score. Ao ativá-la, existe a possibilidade de a pontuação aumentar, se os dados financeiros do usuário forem relevantes.

Com a ativação, o sistema da Serasa tem acesso a dados de conta bancária, como extrato, movimentações e serviços contratados.

É uma maneira de avaliar o perfil do cliente de forma ainda mais justa e assertiva. É importante ressaltar que a liberação dessa funcionalidade nunca fará o Score diminuir.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.