Home Finanças Pessoais Controle financeiro, riqueza e isolamento: provocando reflexões

Controle financeiro, riqueza e isolamento: provocando reflexões

por Conrado Navarro
3 min leitura
Controle financeiro, riqueza e isolamento: provocando reflexões

Como é que controle financeiro, isolamento e riqueza podem aparecer juntos em uma reflexão sobre você, seu bolso e sua vida? Parece loucura, mas não é. Acompanhe.

Comece com uma reflexão simples: quando você deixa de contar sobre um gasto realizado no mês ou simplesmente não fala sobre sua realidade financeira, quem você está protegendo? Tem certeza?

Melhor que a poupança: Na Diin sua rentabilidade é 106% da Poupança (Abra sua conta grátis e invista já)

Isolamento faz sentido?

O isolamento é uma forma relativamente simples, mas ineficaz hoje em dia, de tentar viver em segurança e se proteger de inimigos. Mas, quem são esses inimigos? O que é segurança?

Se pensarmos nas fortificações de séculos atrás, talvez o raciocínio tenha alguma razão de ser. Se o assunto for a sua privacidade hoje em dia, tomar cuidado com o compartilhamento de informações é essencial.

O perigo do isolamento é que ele parece muito seguro, principalmente do ponto de vista emocional. Você se sente bem, é cômodo e com o tempo devidamente ocupado, parece fazer a vida andar.

O Dr. Samuel Johnson, que viveu entre 1709 e 1784 e é uma de minhas principais referências para muita coisa, disse certa vez:

“O isolamento é um perigo para a razão, sem favorecer a virtude… Lembre-se de que o mortal solitário é certamente lascivo, provavelmente supersticioso e possivelmente louco” (Dr. Samuel Johnson)

Ouça: DinheiramaCast – Não jogue nos outros a culpa por viver endividado

Isolamento e dinheiro: isso faz sentido?

Seja sincero: você já usou seu dinheiro para alguma coisa e simplesmente não deixou clara sua ação quando o planejamento financeiro foi discutido em casa. Certo? Até que ponto isso fez alguma diferença?

Esconder aqui e ali, deixar de contar, ignorar a necessidade de discutir as finanças é uma forma perigosa de isolamento. Ao assumir uma postura assim, você deixa de escutar o outro.

Quando você não escuta o outro e também o que acontece lá fora, você não pode se proteger adequadamente. Pense bem: quem você protege quando não fala sobre dinheiro de forma franca e natural?

Repare que o isolamento aqui priva você de informações valiosas, e isso não faz sentido quando se trata de construir melhores caminhos e uma família mais unida, rica e feliz.

Leia também: Vida financeira: 4 passos para se organizar e ser feliz 

Um pouco de isolamento faz bem, é verdade

Talvez você esteja pensando que a enorme pressão da sociedade e as muitas expectativas dos outros sobre nós exijam algum grau de isolamento para que possamos lidar com nossos próprios desafios.

Sim, o distanciamento saudável das outras pessoas certamente oferece muito mais clareza nas reflexões pessoais, bem como uma melhor visão sobre as suas próprias decisões.

Em certas ocasiões, o melhor será o silêncio e a distância, você tem razão, mas isso não quer dizer que esse deve ser o seu estilo de vida quando se trata principalmente de dinheiro.

Assista: ? Por que criar um BOM HÁBITO FINANCEIRO é tão difícil?

Isolamento e riqueza: o que considerar

O principal motivo para escrever este breve artigo é bem simples: nós precisamos aprender também com os outros para enriquecer. O isolamento, além de ser nocivo para a saúde, também fecha muitas portas importantes associadas à jornada da independência financeira.

A capacidade de lidar bem com as pessoas próximas e também estranhos é a mesma para oferecer oportunidades de aprendizado enquanto também ensina sobre quem apenas o inveja ou quer atrapalhar seu caminho.

Sua família precisa saber quais são os seus anseios e o que você considera importante. Seus amigos e familiares devem compreender o que você busca. Em dado momento, algumas destas pessoas poderão ser capazes de conectar você com novas oportunidades. Se você quiser. Se você não se isolar demais.

Invista já: Na Diin você investe a partir de R$ 1 (mais seguro e rende mais que a poupança)

Conclusão

Isolamento demais não faz sentido. Viver apenas na multidão também não. O foco precisa estar nas decisões, e para tomá-las de forma adequada você deve ter como referência suas prioridades, o bom senso e a interação franca e honesta em família.

Tenha em mente que quanto mais isolado você estiver, mais difícil será voltar ao mundo real, à vida em família (de verdade). Se sua intenção é ter mais tempo para você, crie momentos de isolamento, mas não se apaixone por eles.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.