Home Finanças Pessoais Controle financeiro, riqueza e isolamento: provocando reflexÔes

Controle financeiro, riqueza e isolamento: provocando reflexÔes

por Conrado Navarro
0 comentĂĄrio

Como Ă© que controle financeiro, isolamento e riqueza podem aparecer juntos em uma reflexĂŁo sobre vocĂȘ, seu bolso e sua vida? Parece loucura, mas nĂŁo Ă©. Acompanhe.

Comece com uma reflexĂŁo simples: quando vocĂȘ deixa de contar sobre um gasto realizado no mĂȘs ou simplesmente nĂŁo fala sobre sua realidade financeira, quem vocĂȘ estĂĄ protegendo? Tem certeza?

Melhor que a poupança: Na Diin sua rentabilidade é 106% da Poupança (Abra sua conta gråtis e invista jå)

Isolamento faz sentido?

O isolamento é uma forma relativamente simples, mas ineficaz hoje em dia, de tentar viver em segurança e se proteger de inimigos. Mas, quem são esses inimigos? O que é segurança?

Se pensarmos nas fortificaçÔes de séculos atrås, talvez o raciocínio tenha alguma razão de ser. Se o assunto for a sua privacidade hoje em dia, tomar cuidado com o compartilhamento de informaçÔes é essencial.

O perigo do isolamento Ă© que ele parece muito seguro, principalmente do ponto de vista emocional. VocĂȘ se sente bem, Ă© cĂŽmodo e com o tempo devidamente ocupado, parece fazer a vida andar.

O Dr. Samuel Johnson, que viveu entre 1709 e 1784 e Ă© uma de minhas principais referĂȘncias para muita coisa, disse certa vez:

“O isolamento Ă© um perigo para a razĂŁo, sem favorecer a virtude
 Lembre-se de que o mortal solitĂĄrio Ă© certamente lascivo, provavelmente supersticioso e possivelmente louco” (Dr. Samuel Johnson)

Ouça: DinheiramaCast – NĂŁo jogue nos outros a culpa por viver endividado

Isolamento e dinheiro: isso faz sentido?

Seja sincero: vocĂȘ jĂĄ usou seu dinheiro para alguma coisa e simplesmente nĂŁo deixou clara sua ação quando o planejamento financeiro foi discutido em casa. Certo? AtĂ© que ponto isso fez alguma diferença?

Esconder aqui e ali, deixar de contar, ignorar a necessidade de discutir as finanças Ă© uma forma perigosa de isolamento. Ao assumir uma postura assim, vocĂȘ deixa de escutar o outro.

Quando vocĂȘ nĂŁo escuta o outro e tambĂ©m o que acontece lĂĄ fora, vocĂȘ nĂŁo pode se proteger adequadamente. Pense bem: quem vocĂȘ protege quando nĂŁo fala sobre dinheiro de forma franca e natural?

Repare que o isolamento aqui priva vocĂȘ de informaçÔes valiosas, e isso nĂŁo faz sentido quando se trata de construir melhores caminhos e uma famĂ­lia mais unida, rica e feliz.

Leia também: Vida financeira: 4 passos para se organizar e ser feliz 

Um pouco de isolamento faz bem, Ă© verdade

Talvez vocĂȘ esteja pensando que a enorme pressĂŁo da sociedade e as muitas expectativas dos outros sobre nĂłs exijam algum grau de isolamento para que possamos lidar com nossos prĂłprios desafios.

Sim, o distanciamento saudåvel das outras pessoas certamente oferece muito mais clareza nas reflexÔes pessoais, bem como uma melhor visão sobre as suas próprias decisÔes.

Em certas ocasiĂ”es, o melhor serĂĄ o silĂȘncio e a distĂąncia, vocĂȘ tem razĂŁo, mas isso nĂŁo quer dizer que esse deve ser o seu estilo de vida quando se trata principalmente de dinheiro.

Assista: ? Por que criar um BOM HÁBITO FINANCEIRO é tão difícil?

Isolamento e riqueza: o que considerar

O principal motivo para escrever este breve artigo Ă© bem simples: nĂłs precisamos aprender tambĂ©m com os outros para enriquecer. O isolamento, alĂ©m de ser nocivo para a saĂșde, tambĂ©m fecha muitas portas importantes associadas Ă  jornada da independĂȘncia financeira.

A capacidade de lidar bem com as pessoas próximas e também estranhos é a mesma para oferecer oportunidades de aprendizado enquanto também ensina sobre quem apenas o inveja ou quer atrapalhar seu caminho.

Sua famĂ­lia precisa saber quais sĂŁo os seus anseios e o que vocĂȘ considera importante. Seus amigos e familiares devem compreender o que vocĂȘ busca. Em dado momento, algumas destas pessoas poderĂŁo ser capazes de conectar vocĂȘ com novas oportunidades. Se vocĂȘ quiser. Se vocĂȘ nĂŁo se isolar demais.

Invista jĂĄ: Na Diin vocĂȘ investe a partir de R$ 1 (mais seguro e rende mais que a poupança)

ConclusĂŁo

Isolamento demais nĂŁo faz sentido. Viver apenas na multidĂŁo tambĂ©m nĂŁo. O foco precisa estar nas decisĂ”es, e para tomĂĄ-las de forma adequada vocĂȘ deve ter como referĂȘncia suas prioridades, o bom senso e a interação franca e honesta em famĂ­lia.

Tenha em mente que quanto mais isolado vocĂȘ estiver, mais difĂ­cil serĂĄ voltar ao mundo real, Ă  vida em famĂ­lia (de verdade). Se sua intenção Ă© ter mais tempo para vocĂȘ, crie momentos de isolamento, mas nĂŁo se apaixone por eles.

O Dinheirama Ă© o melhor portal de conteĂșdo para vocĂȘ que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os nĂșmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteĂșdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que nĂŁo faz qualquer tipo de recomendação de investimento, nĂŁo se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com Ă© de propriedade do Grupo Primo.