Home Agronegócio Copersucar adquire 50% da Comerc e avança na venda de energia

Copersucar adquire 50% da Comerc e avança na venda de energia

Por meio da joint venture, a Copersucar poderá comercializar no mercado livre a energia produzida a partir da biomassa de suas 37 usinas

por Reuters
0 comentário
Terminal de Ribeirão Preto da Copersucar

A Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol, e a Comerc Energia anunciaram nesta segunda-feira a formação de uma joint venture para trading de energia elétrica no mercado livre, em acordo que garante robustez financeira e acesso a novos mercados para as empresas.

A parceria se dará por meio de investimento da Copersucar para aquisição de 50% de participação da Newcom, uma das comercializadoras do grupo Comerc, que tem a Vibra (VBBR3) como sócia.

A nova sociedade, que terá controle compartilhado entre a Copersucar e a Comerc, atuará de forma independente e em modelo de plataforma aberta, com foco no mercado livre de energia.

Por meio da joint venture, a Copersucar poderá comercializar no mercado livre a energia produzida a partir da biomassa de suas 37 usinas associadas. Usinas de cana utilizam resíduos da produção para gerar eletricidade para suas próprias atividades industriais e comercializam geralmente o excedente.

Com receita de 431 milhões de reais em 2023, a NewCom possui 90 clientes em sua carteira. Com a chegada do volume produzido pelas usinas cooperadas a NewCom dobra de tamanho e passa a estar entre as 10 maiores comercializadoras independentes de energia do país, disseram as empresas, em comunicado.

“Por meio dessa parceria com a Newcom, ampliaremos o nosso portfólio de negócios num mercado de grandes oportunidades, que tende a ser mais dinâmico e competitivo e está redefinindo as relações entre consumidores e fornecedores de energia”, afirmou o presidente da Copersucar, Tomás Manzano.

O negócio reforça o foco da Copersucar nas fontes renováveis de energia, disse a companhia, lembrando que também possui uma joint venture com a Vibra Energia para comercialização de etanol, a Evolua Etanol.

“Essa associação contribuirá para a execução da estratégia das duas companhias. Elas continuarão a atuar de forma independente, mas trarão para a JV suas competências e forças, sendo a escala e o desempenho da Copersucar no setor sucroenergético, e a vasta experiência em trading de energia elétrica da Newcom”, avalia Andre Dorf, CEO da Comerc Energia.

A transação será submetida à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Veja o comunicado

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.