A Coreia do Norte conduziu nesta sexta-feira um teste com uma ogiva de míssil de cruzeiro, além de um ensaio de lançamento de seu novo míssil antiaéreo, no Mar Ocidental da Coreia, informou a agência de notícias KCNA no sábado (ainda sexta-feira no Brasil).
A agência disse que a Coreia do Norte realizou um teste de poder da ogiva de tamanho supergrande feita para o míssil de cruzeiro estratégico Hwasal-1 Ra-3 na tarde de sexta-feira.
Além disso, fez um teste de lançamento do Pyoljji-1-2, um novo míssil antiaéreo. A KCNA citou a Administração de Mísseis do país.
Acredita-se que o míssil de cruzeiro estratégico da Coreia do Norte tem a finalidade de carregar uma ogiva nuclear.
“Ambos os testes são parte de atividades regulares do governo e seus institutos afiliados de ciência de defesa, para o desenvolvimento rápido de tecnologias de vários aspectos, como performance tática e técnica e operação de novos sistemas de armamento”, disse a KCNA, acrescentando que as atividades não tinham relação com a situação regional.
A Coreia do Sul, o Japão e os EUA, que normalmente reportam testes que detectam por parte dos norte-coreanos, não fizeram isso desta vez.