Home Economia e Política Coreia do Norte sinaliza plano para lançar satélite entre 22 de novembro e 1º de dezembro, diz Japão

Coreia do Norte sinaliza plano para lançar satélite entre 22 de novembro e 1º de dezembro, diz Japão

Duas tentativas anteriores de colocar em órbita o que seria o primeiro satélite espião da Coreia do Norte fracassaram

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/KCNA via REUTERS)

A Coreia do Norte notificou o Japão sobre seu plano de lançar um foguete transportando um satélite espacial entre 22 de novembro e 1º de dezembro na direção do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, disse a Guarda Costeira do Japão na terça-feira, horário local. 

Caso concretizado, o plano marcará uma terceira tentativa neste ano da Coreia do Norte, país que possui armas nucleares, de colocar um satélite espião em órbita.

Duas tentativas anteriores de colocar em órbita o que seria o primeiro satélite espião da Coreia do Norte fracassaram e, após a última tentativa em agosto, cientistas da Coreia do Norte prometeram tentar novamente em outubro.

Grão quadrado

O lançamento será o primeiro desde que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, fez uma rara viagem ao exterior em setembro e visitou o mais moderno centro de lançamento espacial da Rússia, onde o presidente russo, Vladimir Putin, prometeu ajudar Pyongyang a construir satélites.

Pyongyang tem tentado colocar em órbita um satélite espião militar, dizendo que planeja uma frota de satélites para monitorar os movimentos das tropas norte-americanas e sul-coreanas.

A Coreia do Norte lançou um satélite em 31 de maio que acabou caindo no mar. O novo lançador Chollima-1 falhou devido a instabilidade no motor e no sistema de combustível, informou a agência de notícias estatal KCNA.

O país tentou cumprir a missão em 24 de agosto, mas falhou novamente após o foguete propulsor ter um problema no terceiro estágio.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.