Credibilidade: as promessas de superávit do governo serão suficientes?De acordo com pronunciamento do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o governo irá cortar R$ 44 bilhões nas despesas do Orçamento deste ano e buscará economizar R$ 99 bilhões de União, Estados e Municípios para abatimento da dívida pública.

O mercado reagiu com boa vontade às palavras da equipe econômica – o governo parece de fato preocupado em resgatar a credibilidade perdida nos últimos anos e mira uma condução econômica mais realista e de acordo com a expectativa de todos. Parece.

A verdade é que mesmo com a sinalização positiva, muitas dúvidas pairam no ar e não faltam problemas para o governo solucionar – e não só no longo prazo, mas já a partir de agora. Uma das questões mais urgentes é a crise elétrica e a necessidade de investimentos nessa área, basta olhar a situação atual dos apagões e da rede.

A necessidade de capitalização da Petrobrás é outro grave problema, andando lado a lado com a necessidade de novos aumentos nos combustíveis para acalmar os investidores, que perderam a confiança na empresa.

Tudo se resume à credibilidade. Para traduzir um pouco desse momento nebuloso, contamos mais uma vez com a participação do Alvaro Bandeira, economista chefe e sócio da Órama. A nosso pedido, Alvaro gravou um vídeo onde esses e outros assuntos foram abordados.

Assista ao vídeo:

eBook grátis ajuda a entender sobre a economia e investimentos em 2014

Para ajudá-lo a sempre fazer as melhores escolhas, mais uma vez oferecemos, em parceria com a Órama, o eBook gratuito “Cenários e Investimentos – 2014” (clique para download). O material é de primeira e foi elaborado pelo Alvaro Bandeira, Economista Chefe e Sócio da Órama, juntamente com a Sandra Blanco, Consultora de Investimentos.

No eBook gratuito, você vai encontrar análises e indicações dos melhores investimentos para 2014 e as perspectivas para a economia e os mercados. O download do eBook é totalmente gratuito (clique aqui), você apenas preenche um cadastro rápido (nome e email).

Se você gostou desse vídeo e quer mais informações de qualidade e credibilidade acesse a TV Órama. Aproveite a oportunidade e ganhe conhecimentos suficientes para fazer de 2014 um ano mais rico e feliz. Um grande abraço e até a próxima.

Foto “Brazilian flag and silhouette”, Shutterstock.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários