Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Credores da Casas Bahia decidem não declarar vencimento antecipado de títulos

Credores da Casas Bahia decidem não declarar vencimento antecipado de títulos

Antes de ter a negociação suspensa por causa da divulgação do fato relevante, a ação da Casas Bahia recuava 1,59%, a 0,62 real, na B3

por Reuters
3 min leitura
Antes de ter a negociação suspensa por causa da divulgação do fato relevante, a ação da Casas Bahia recuava 1,59%, a 0,62 real, na B3

 A Casas Bahia (BHIA3) anunciou nesta terça-feira que detentores de certificados de recebíveis de imobiliários (CRIs) da securitizadora Opea decidiram não cobrar antecipadamente o pagamento dos títulos pela empresa, mediante oferta de remuneração adicional pelo grupo.

Finclass Vitalício Quadrado

A companhia afirmou que os detentores de CRIs da 20ª emissão da Opea, lastreados em debêntures de oitava emissão rede de varejo, aceitaram o não vencimento antecipado, depois que a empresa ofereceu remuneração adicional dos CRIs, além de pagamento de prêmio. A decisão de não antecipar vencimentos incluiu também as debêntures.

Antes de ter a negociação suspensa por causa da divulgação do fato relevante, a ação da Casas Bahia recuava 1,59%, a 0,62 real, na B3.

A assembleia ocorreu porque em meados de setembro a agência de classificação de risco S&P cortou a nota da emissão de CRIs da Opea após uma revisão para baixo no início daquele mês do grupo de varejo.

Como resultado das séries de eventos, desde a divulgação do resultado do segundo trimestre, as ações de Casas Bahia acumulam mais de 63% de queda e no ano perdeu mais de 70% de valor de mercado, observaram analistas da Genial Investimentos.

Eles explicaram que, com um valor superior a 30 milhões de reais, o pedido de antecipação de pagamento dos CRI poderia acionar a cláusula de antecipação de outras debêntures — o qual totalizaria um montante de aproximadamente 3,2 bilhões de reais — de forma imediata.

Finclass Vitalício Quadrado

No final do segundo trimestre, a Casas Bahia tinha 874 milhões de reais em caixa e equivalentes e 4,9 bilhões em contas a receber.

“Mesmo diante da captação de 622 milhões do follow-on, a antecipação das dívidas comprometeria as atividades da Casas Bahia, uma vez que a companhia não suportaria financiar o capital de giro para manter as suas operações ao longo dos próximos trimestres”, afirmou a equipe da Genial, que classificou a não declaração de vencimento antecipado como “o caminho mais benéfico para ambas as partes”.

Apesar disso, as ações da Casas Bahia acentuaram a queda após o desfecho da reunião. Por volta de 11:40, os papéis recuavam 3,17%, a 0,61 real, entre os piores desempenhos do Ibovespa, que perdia 0,39%. Na mínima, as ações foram negociadas a 0,60 real. Antes do anúncio do resultado da decisão, os papéis recuavam 1,59%.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.