Home Economia e Política Crescimento econômico dos EUA no 3° tri é revisado a 5,2%

Crescimento econômico dos EUA no 3° tri é revisado a 5,2%

O Produto Interno Bruto dos EUA aumentou a uma taxa anualizada de 5,2% no último trimestre

por Reuters
0 comentário
Serviços EUA

A economia dos Estados Unidos cresceu mais rápido do que se pensava inicialmente no terceiro trimestre, mas o ímpeto parece ter arrefecido desde então, já que os custos mais altos dos empréstimos estão restringindo as contratações e os gastos.

O Produto Interno Bruto dos EUA aumentou a uma taxa anualizada de 5,2% no último trimestre, revisada para cima em relação ao ritmo de 4,9% informado anteriormente, disse o Departamento de Comércio em sua segunda estimativa do PIB do terceiro trimestre. Esse foi o ritmo de expansão mais rápido desde o quarto trimestre de 2021.

Economistas consultados pela Reuters esperavam que o crescimento do PIB seria revisado para cima, a uma taxa de 5,0%.

A economia cresceu a um ritmo de 2,1% no trimestre de abril a junho e está se expandindo a um ritmo bem acima do que as autoridades do Federal Reserve consideram como a taxa de crescimento não inflacionária de cerca de 1,8%.

A revisão para cima do crescimento no último trimestre refletiu melhorias no investimento empresarial, bem como nos gastos do governo estadual e local. O investimento residencial também foi revisado para cima, assim como o investimento em estoques privados.

No entanto, o crescimento dos gastos do consumidor, que responde por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, foi revisado para baixo, a uma taxa ainda sólida de 3,6%. Anteriormente, estimava-se uma taxa de 4,0%.

Os gastos dos consumidores parecem ter esfriado significativamente no início do quarto trimestre, com as vendas no varejo caindo pela primeira vez em sete meses em outubro. O mercado de trabalho também está arrefecendo, e o crescimento do emprego desacelerou no mês passado, com a taxa de desemprego subindo para 3,9%, máxima em quase dois anos.

A desaceleração da demanda aumentou o otimismo de que o Federal Reserve provavelmente não vai  mais elevar as taxas de juros neste ciclo, com os mercados financeiros até mesmo prevendo um corte em meados de 2024.

Desde março de 2022, o banco central dos EUA aumentou sua taxa de juros de referência em 5,25 pontos percentuais, para a faixa atual de 5,25% a 5,50%

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.