Home Carreira Como criar uma cultura de confiança e credibilidade em sua empresa

Como criar uma cultura de confiança e credibilidade em sua empresa

por Ricardo Gulko
0 comentário

dinheirama-post-criar-cultura-confianca-credibilidade-empresaEm serviços e consultoria é fundamental a confiança e credibilidade criada por meio de valores e virtudes. A virtude da confiança é algo pessoal envolvendo nível e capacidade de confiar. Tais virtudes estão contidas na chamada “Equação Confiança”, que se refere à credibilidade, intimidade e (baixa) auto orientação.

É virtuoso ter alguém que diga a verdade, que se comporte de forma confiável para manter possíveis confidências e que esteja atento às necessidades dos outros. É importante saber que as pessoas precisam assumir a responsabilidade pessoal pelo seu próprio comportamento em torno de confiança, pois só assim a organização será capaz de criar uma cultura baseada nela.

Os valores de confiança institucional conduzem as relações externas da organização, a liderança, a estrutura, as recompensas e os processos-chave. Os valores de uma organização baseada na confiança estão refletidos em quatro princípios de confiança:

  • Foco;
  • Colaboração;
  • Perspectiva de médio a longo prazo;
  • Transparência.

Uma organização que defende esses valores trata os outros com respeito, tem uma inclinação para cooperar com parceiros, possui um viés em direção a um período de tempo mais longo e compartilha informações.

Organizações baseadas na confiança levam seus valores muito a sério. Caso a sua organização nunca tenha despedido alguém por violação de valores, por exemplo, então você pode ter sido incrivelmente bem-sucedido em sua contratação, desenvolvimento de pessoal e em estabelecer a cultura certa.

Dois dos aspectos mais importantes para inspirar e implementar tais valores e virtudes são: liderar pelo exemplo e gerenciar com sabedoria e não por métricas.

Falaremos no próximo artigo sobre como liderar pelo exemplo. Você gostou das ideias apresentadas em relação à cultura da confiança? Convido você a compartilhar sua opinião no espaço de comentários abaixo. Obrigado e até a próxima.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.