O momento ideal de planejar ações preventivas à crise financeira é antes de sua empresa ser atingida. A questão é: são diversos fatores que podem impulsioná-la, e alguns destes fogem do controle interno e vão muito além da mera má gestão. Então como fazer?
É difícil prever fatores externos, por isso é indispensável ter foco, força e organização para desenvolver um plano estratégico de longo prazo que dê suporte ao melhor gerenciamento de seu negócio e evite que a crise se agrave. Para isso, aqui vão algumas dicas sobre como não só permanecer, mas ficar mais ativo nesse tempo de crise.
Cultive uma comunicação eficaz
Cada organização tem normativas e processos que a regem, porém, em tempos de crise, as regras podem mudar de uma hora para outra, e deixar que erros operacionais atrapalhem a saúde financeira de sua empresa não é a escolha mais inteligente a fazer.
É essencial estabelecer a prática de feedbacks, tanto externos, quanto internos. Ouvir as ideias de seus colaboradores pode otimizar os processos e evitar retrabalhos ou perda de tempo na hora de cumprir as rotinas.
Estabeleça um plano para diminuir os custos
Para permanecer ativo nesse tempo de crise, vale a pena visualizar todas as despesas recorrentes e analisar quais são excessivas ou pouco necessárias e podem ser cortadas, antes que a renda diminua drasticamente.
Porém, antes de enxugar sua folha de pagamentos e reduzir seu capital humano, pense sobre as possibilidades, como passar seu controle financeiro e sua gestão de estoques, por exemplo, para um sistema na nuvem, reduzindo dessa forma o consumo de impressões. Lembre-se de que por menor que seja, qualquer corte de custos é válido.
Leitura recomendada: Como ficar em dia com as contas a pagar e receber?
Seja positivo
Da mesma forma que não se pode garantir que o sucesso nos negócios seja constante, é coerente acreditar que nenhuma crise será interminável. Por isso, é extremamente importante não perder a fé em si mesmo ou no potencial de sua equipe para superar os momentos ruins.
Assim como a economia sempre foi cíclica, o ciclo atual deve se modificar em breve. Então mantenha a motivação para continuar na ativa, firme e forte, mesmo com as dificuldades financeiras do momento. Acredite: não existem obstáculos intransponíveis para o sucesso.
Atente-se aos erros e indique o caminho a seguir
Agora é hora de se projetar como líder, de assumir a responsabilidade e guiar seu time rumo à superação. Sempre com pensamento positivo, auxilie seu time na realização de um trabalho melhor.
Atente-se para os erros cometidos pela empresa que acabaram aumentando o problema, mas não culpe os outros! Admita todos os equívocos e as deficiências, procurando indicar como superar os problemas e verificar os resultados obtidos a curto prazo.
Preze pela organização financeira
Uma estratégia básica para se manter ativo em tempos de crise consiste em compreender profundamente a vida financeira de sua empresa. É preciso ter um controle efetivo dos fluxos financeiros, assim como um monitoramento eficaz do estoque, facilitando os pagamentos dos clientes e quitando as obrigações em dia.
Bons empresários devem procurar manter a todo custo sua credibilidade em momentos críticos, quitando as obrigações no prazo certo com os credores e fornecedores, mesmo que para isso seja preciso renegociar.
Seguindo essas dicas, o gerenciamento da crise certamente ficará muito mais simples e leve, fazendo com que sua empresa se erga desse cenário nada ideal ainda mais fortalecida!
P.s.: nós podemos ajudar você em várias etapas de seu negócio. Clique aqui e saiba como.
Nota: Esta coluna é mantida pela ContaAzul, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto “hard working”, Shutterstock.