Vanessa comenta: “Pessoal do Dinheirama, e a crise? E a economia brasileira? O que vai acontecer e como podemos entender e aprender a nos proteger de tudo isso que está ocorrendo? A opinião de vocês é sempre muito importante para tomarmos nossas decisões financeiras. Obrigada”.

A crise chegou e veio para ficar. Muito tempo? Ninguém sabe, mas as opiniões da maior parte dos economistas e especialistas apontam para um ano de 2015 com retração significativa do PIB, talvez a maior em mais de 20 anos, e para um 2016 ainda com reflexões deste “ano perdido”.

Apesar do otimismo em relação ao tempo de duração da crise (até meados do ano que vem), há alertas que dão conta de que este cenário pode não se concretizar, denotando uma recessão mais profunda e problemas mais graves adiante – há quem acredite no rebaixamento do Brasil, ou seja, na perda do chamado Grau de Investimento.

São muitas as variáveis que influenciam diretamente o seu bolso e fazem dos impactos da crise razão de preocupação: inflação, juros elevados, dívida elevada, desemprego, falta de expectativas etc.

Entender essa dinâmica não é tão simples, mas o bate-papo de uma hora entre nossos fundadores, Conrado Navarro e Ricardo Pereira, certamente ajudará nesta compreensão. De forma simples, didática e objetiva, ambos deram suas visões sobre o momento e responderam diversas dúvidas e questões que envolvem o seu bolso e a situação econômica do país.

Assista e aproveite:

O principal neste momento é olhar de forma pragmática para a crise e procurar maneiras de aproveitá-la, evitando assim o pânico que costuma caracterizar a tomada de decisões em situações deste tipo. Portanto, aproveite os juros mais elevados investindo na renda fixa e preste atenção aos cuidados básicos com o bolso no consumo diário.

Decisões de consumo e investimentos precisam ser sempre associadas a objetivos de vida, metas pessoais e a realidade financeira familiar. Neste sentido, recomendamos que você leia o eBook gratuito “Seu Futuro Começa Agora” (clique para download), em que Conrado Navarro e Ricardo Pereira falam sobre a importância do planejamento para a realização pessoal.

Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “Businessman falling”, Shutterstock.

Parceiro de Conteúdo
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários