Home Finanças Pessoais Compras por Impulso: Como Se Controlar?

Compras por Impulso: Como Se Controlar?

por Ricardo Pereira
3 min leitura
Cuidados com compras por impulso

Compras por impulso é um tema muito importante. E que cada vez mais se torna fundamental na vida das pessoas. Existem algumas dicas para enfrentar esse problema.

O que é consumismo: E como você deve lidar com isso?

Quem nunca saiu de casa com uma compra em mente e quando chegou na loja descobriu várias promoções?

Resistir a uma promoção não é algo simples pra muita gente. Além disso, o componente emocional é muito bem explorado.

Por exemplo, raramente notamos que a compulsividade é estimulada em vários níveis. Além disso, existe toda uma inteligência para estimular as compras por impulso.

Isso acontece desde a disposição dos produtos nas gôndolas. E passa pelos cartazes espalhados nas lojas.

Tudo isso faz parte de uma estratégia para gerar o desejo pela compra. O que leva à compra impulsiva. E lá vai o consumidor abrir a carteira e parcelar no cartão.

Compras por impulso: a verdade

Antes de ajudar a controlar as compras por impulso, é importante entender o que elas são. Eventualmente você não sabe o significado disso. E tudo bem, estamos aqui para explicar.

Geralmente, comprar por impulso é um comportamento de quem substitui os problemas e frustrações por compras sem critérios. Desse modo, colocam suas finanças pessoais em risco.

Ao comprar para diminuir uma frustração, o organismo libera um neurotransmissor chamado dopamina.

Em seguida, também é liberada a serotonina. Ela nos dá a impressão de um prazer imediato. Mas o efeito passa muito rápido. E assim, volta a frustração.

Por isso, antes de comprar algo, o ideal é avaliar as contas. Assim, conseguimos evitar que a compra se transforme em dívida.

De fato, muitas pessoas imaginam que a educação financeira impede de fazer compras. Pelo contrário! A educação financeira significa de consumo consciente.

Compras por impulso: é fundamental combater esse mal.
Foto: Pexel

Como controlar as compras por impulso

Agora que ficou mais claro o que são as compras por impulso, também percebemos que elas não são uma necessidade. Portanto, é preciso identificar o problema e buscar ajuda para combatê-lo.

Assim como dissemos no início, existe toda uma indústria focada em explorar os desejos e vulnerabilidades das pessoas. Ou seja, é preciso agir rápido e muitas vezes contar com apoio de profissionais.

Existem ainda pessoas que estão um passo além na questão das compras por impulso. Elas possuem uma doença chamada oniomania. Em outras palavras, uma verdadeira compulsão por compras.

Oniomania: o que é?

De uma forma bastante direta é uma doença. E as pessoas afetadas por ela possuem a compulsão por comprar. Portanto, não existe apenas um descontrole, e sim algo mais severo.

A gravidade da situação torna todo o processo perigoso. Dessa forma, é fundamental uma ação rápida e precisa para que a pessoa possa receber ajuda.

De acordo com pesquisadores e psiquiatras, muitas pessoas têm essa doença e não sabem. Eles estimam que cerca de 3% dos brasileiros sofram com essa doença.

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP) faz um trabalho sério sobre a doença há alguns anos.

Existem alguns sinais bem claros que caracterizam a compulsão por compras:

  • Histórico de dificuldades em lidar com o próprio dinheiro;
  • Gastos sem controle e sem nenhum tipo de planejamento;
  • Endividamento excessivo por longo tempo.

Um movimento inicial de compras por impulso pode se tornar um grande problema quando se torna a compulsão.

A oniomania é uma doença perigosa que afeta o bolso. Além disso, o problema afeta outras áreas da vida de forma trágica. Por exemplo, as relações familiares e até de amizade.

O que é consumismo: E como você deve lidar com isso?

Cuidados com as compras por impulso

Algum tempo atrás aqui mesmo no Dinheirama, já escrevemos sobre o tema. No artigo, foram apresentadas algumas formas de identificar o comportamento compulsivo:

  1. O pensamento aparece na mente de forma intrusiva. Ou seja, mesmo que a pessoa não queira, este pensamento invade sua mente;
  2. A pessoa tenta neutralizar o pensamento mas não consegue. Ela se entrega ao ato compulsivo para obter alívio. Porém, este alívio tem curta duração, e logo ela precisa repetir o processo;
  3. O ato compulsivo causa sofrimento e arrependimento. Ainda assim, a pessoa se sente compelida a repetir.

Como tratar a compulsão

O tratamento une psicologia e psiquiatria. Nesse sentido, as compulsões normalmente são associadas a ansiedade ou depressão.

De acordo com os especialistas, a família também precisa de orientação psicológica. Assim, os parentes entendem o problema e podem ajudar o paciente.

Eventualmente, as causas da compulsão têm origens biológicas. Dessa forma, pode ser necessário usar remédios.

É claro que, em diversos casos, apenas a terapia resolve. Além disso, vale ressaltar que os resultados costumam levar certo tempo.

É fundamental tratar rápido a oniomania (compulsão por compras)
Tratamento: Importante cuidar rápido

10 formas simples para evitar as compras por impulso

As compras por impulso precisam ser combatidas. Portanto, é fundamental agir o mais rápido possível para encontrar uma solução.

Para te ajudar, apresentamos 10 formas simples para evitar as compras por impulso. Então, leia com carinho e saiba como escapar desse mal.


1. Pesquise e compare preços

Nunca compre na primeira loja. Cuidado com descontos milagrosos. Pesquise e compare valores em outras lojas para saber se está fazendo um bom negócio.

2. Adie a compra

Quando você gostar muito de algum produto espere alguns dias para comprá-lo. Nesse meio tempo, avalie se você realmente precisa do item ou se é apenas um desejo passageiro.

3. Faça listas de compras

Liste os itens que precisa antes de ir ao supermercado. E só compre o que estiver na lista. Lembre-se de comparar os preços e procurar o lugar mais em conta.

4. Priorize sonhos

Coloque no papel suas metas pessoais, profissionais e financeiras. É muito mais fácil economizar quando temos metas bem claras. Pois elas servem de bússola para nossas atitudes e decisões financeiras.

5. Cuidado com o cartão de crédito

Cartão de crédito é uma forma de pagamento. Portanto, tenha em mente os seus limites de orçamento, e não o crédito disponível. Além disso, evite fazer muito parcelamento.

6. Priorize as compras à vista

Aqui no Brasil, temos o hábito de fazer muitas compras com parcelas a perder de vista. As chamadas “parcelas que cabem no bolso” podem, em vários momentos, levar ao descontrole.

7. Negocie e peça desconto sempre

Uma forma de valorizar o dinheiro e fazer o consumo consciente é uma boa negociação. Planeje sua compra, guarde dinheiro e busque opções inteligentes na hora de comprar.

8. Cheque especial não é renda

O cheque especial é uma linha de crédito e não complemento de sua renda. Planeje os seu gastos para não contar com esse crédito. Já que ele é muito caro e pode acabar com o seu orçamento.

9. Não se esqueça do planejamento financeiro

Faça sempre o seu planejamento financeiro. Controle seu consumo, fique de olho nas receitas para não ter surpresas. Use uma planilha ou aplicativo para acompanhar seus gastos.

10. Cuidado com o Status

Mais importante do que ter é ser. Não gaste mais do que pode para impressionar. Você pode comprar o que quiser, desde que tenha uma estratégia. Assim, você evita que isso se torne um problema financeiro.

Ouça: Superindividamento: O que fazer?

Conclusão: O que eu faço para parar de comprar?

Compras por impulso é um grande problema do mundo atual. Por isso, quem sofre com isso precisa estar realmente dispostos a mudar.

O primeiro passo é entender que existe um problema sério e pedir ajuda. Em seguida, deve-se agir tanto com a pessoa que enfrenta o problema, quanto com a família.

A educação financeira é uma grande aliada nesse momento. Ou seja, acima de tudo é uma prática que estará ao lado da pessoa por toda a vida.

Aqui no Dinheirama estamos ao seu lado para dar dicas e sugestões para cuidar das suas finanças. Ter uma boa relação com seu dinheiro ajuda a manter a vida em equilíbrio.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.