Home Investimentos CVM apresenta nova métrica para avaliar exposição a risco de capital de FIFs

CVM apresenta nova métrica para avaliar exposição a risco de capital de FIFs

Além disso, agora a área técnica da CVM poderá aferir, em bases diárias, qual é o nível mais efetivo de alavancagem de cada fundo de investimento

por Reuters
0 comentário
Mercados 2 (2)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou nesta quinta-feira novo ofício circular que esclarece sobre exposição a risco de capital dos fundos de investimento financeiros (FIFs), com o objetivo de auxiliar no controle dos limites máximos de utilização de margem bruta desses fundos.

Em comunicado no seu site, a CVM informou que, em coordenação com sua área técnica, a B3 desenvolveu uma nova métrica para mensurar o risco de capital relacionado e esses fundos, estabelecendo o conceito de Risco de Capital do Fundo (RCF).

O RCF representa o risco de mercado do portfólio de um fundo considerando o conjunto de posições e ativos usados no cálculo de margem requerida e no saldo de garantias das posições e garantias mantidas na Câmara B3 pelo fundo.

A métrica, de acordo com o superintendente de supervisão de investidores institucionais interino, Marco Antonio Velloso de Sousa, será uma alternativa ao valor de margem exigida pela B3.

“Além disso, agora a área técnica da CVM poderá aferir, em bases diárias, qual é o nível mais efetivo de alavancagem de cada fundo de investimento financeiro registrado na autarquia”, acrescentou no comunicado.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), que participou das discussões, a decisão atende à demanda do mercado de substituir a margem requerida por “uma métrica que represente o risco de mercado do portfólio do fundo no controle dos limites máximos de margem bruta nos FIFs”.

O cálculo do RCF segue os mesmos princípios e parâmetros utilizados no cálculo da margem requerida pela Câmara B3.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.