Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou, em reunião realizada em 6/8/2024, acordo de cooperação técnica com o CDP Latin America (CDP).
O objetivo é promover a cooperação técnica e a troca de experiências em finanças sustentáveis e incentivar a educação financeira e a inovação, já que o CDP oferece plataforma para coleta e divulgação de dados ambientais e climáticos de empresas, auxiliando no aprimoramento de práticas de sustentabilidade.
Principais atividades
- Capacitação de servidores e colaboradores da CVM.
- Educação financeira, estudos e trocas de experiências.
- Elaboração de guias orientadores sobre formulação de reportes e transparência de riscos climáticos, buscando estimular a divulgação qualificada de tais informações no mercado de capitais e a proteção do investidor.
- Compartilhamento de dados e informações.
“A celebração do Acordo de Cooperação entre a CVM e o CDP representa um avanço significativo na promoção de finanças sustentáveis e na transparência de informações ambientais e climáticas no mercado de capitais brasileiro. A parceria buscará capacitar e educar os diversos agentes do mercado sobre práticas sustentáveis, assim como facilitar o acesso a dados climáticos aderentes ao IFRS S2, auxiliando a CVM a monitorar a maturidade do mercado em se adaptar as novas regras de sustentabilidade (IFRS S1 e S2).”
Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI)
Sobre o CDP Latin America (CDP)
O CDP desenvolveu um sistema mundial de divulgação de informações ambientais que beneficia investidores, companhias, entes federativos e regiões no manejo de seus impactos ao meio ambiente.
No Brasil, a organização promove a reunião e a disseminação de informações de qualidade para motivar investidores, empresas e governos a tomarem medidas que contribuam para a prevenção das ameaças geradas pelas mudanças climáticas, a fim de promover o desenvolvimento sustentável.