Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Cripto CVM aprova entrada da ABCripto no Comitê Consultivo

CVM aprova entrada da ABCripto no Comitê Consultivo

O ingresso da associação no comitê da CVM é um marco para o avanço do setor, para promover ações de educação financeira no país

por Agência Gov
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@wirestock)

O Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou, em reunião realizada em 20/8/2024, a atualização da Deliberação CVM 498, que trata das atribuições do Comitê Consultivo de Educação da Autarquia.

Finclass Vitalício Quadrado

A medida prevê a inclusão da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) como membro permanente do Comitê, ampliando a representatividade das entidades que o compõem.

<<<Você frente a frente com Barsi: MBA tem desconto de R$ 8 mil hoje>>>

“O ingresso da ABCripto no Comitê Consultivo de Educação da CVM é mais um importante passo para o fortalecimento das ações de educação financeira envolvendo letramento digital e criptoeconomia. A CVM tem buscado ações para mais modernização do mercado de valores mobiliários e avanços da economia digital, e a edição desta Deliberação reforça este trabalho.”

Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“O ingresso da associação no comitê da CVM é um marco para o avanço do setor, para promover ações de educação financeira no país. Além disso, fazer parte deste grupo tão importante reitera a representatividade da associação para a criptoeconomia no Brasil, e é mais um passo para termos um setor cada vez mais moderno, robusto e organizado, especialmente porque estaremos em discussões relevantes ao lado de grandes entidades que representam setores essenciais da nossa economia.”

Bernardo Srur, Diretor Presidente da ABcripto.

Comitê Consultivo de Educação da CVM

O Comitê é coordenado pela CVM e tem como objetivo principal promover e apoiar projetos educacionais que contribuam para a melhoria dos padrões de educação financeira da população brasileira. Com a edição da Deliberação, passa a ser composto pelos seguintes membros:

Finclass Vitalício Quadrado
  • ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas)
  • ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais)
  • ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital)
  • ABCripto (Associação Brasileira de Criptoeconomia)
  • ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias)
  • APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais)
  • B3 (Brasil, Bolsa, Balcão)
  • IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa)
  • IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)
  • PLANEJAR (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros)

Parceria entre CVM e ABCripto

Vale relembrar que a CVM e a ABCripto firmaram parceria em 2023, com foco no desenvolvimento da educação financeira e a idealização de campanhas e materiais educacionais destinados à população sobre as novas tecnologias financeiras, em especial as finanças descentralizadas (DeFi) e outras aplicações relativas à criptoeconomia, blockchain e investimentos em ativos digitais.

O convênio também envolve colaboração com laboratórios de inovação, o ambiente regulatório experimental da CVM, e a realização de estudos e iniciativas educacionais focadas na inovação financeira e regulatória.

(Editoria Cripto)

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.