Home Economia e Política Dados confirmam que economia britânica entrou em recessão no ano passado

Dados confirmam que economia britânica entrou em recessão no ano passado

A economia cresceu apenas 0,1% em todo o ano de 2023, seu desempenho mais fraco desde 2009, excluindo o ano de pico da pandemia em 2020

por Reuters
0 comentário
Londres

 A economia britânica entrou em uma recessão superficial no ano passado, confirmaram números oficiais nesta quinta-feira, deixando o primeiro-ministro Rishi Sunak com o desafio de assegurar aos eleitores que a economia está segura com ele antes de uma eleição meste ano.

O Produto Interno Bruto encolheu 0,1% no terceiro trimestre e 0,3% no quarto, sem alterações em relação às estimativas preliminares, informou o Gabinete para Estatísticas Nacional nesta quinta-feira.

Os números serão decepcionantes para Sunak, que foi acusado pelo Partido Trabalhista da oposição – muito à frente nas pesquisas de opinião – de supervisionar a “recessão de Rishi”.

“O fraco ponto de partida para o PIB deste ano significa que o crescimento do ano-calendário em 2024 provavelmente será limitado a menos de 1%”, disse Martin Beck, consultor econômico chefe do EY ITEM Club

“No entanto, uma aceleração no ritmo de crescimento este ano continua prevista.”

A economia britânica deu sinais de começar 2024 em uma base mais forte, com um crescimento mensal do PIB de 0,2% em janeiro e pesquisas não oficiais sugerindo que o crescimento continuou em fevereiro e março.

Os cortes de impostos anunciados pelo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, e as expectativas de cortes na taxa de juros provavelmente ajudarão a economia em 2024.

A economia cresceu apenas 0,1% em todo o ano de 2023, seu desempenho mais fraco desde 2009, excluindo o ano de pico da pandemia em 2020.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.