Home Economia e Política Daniel Noboa toma posse como presidente do Equador nesta quinta-feira

Daniel Noboa toma posse como presidente do Equador nesta quinta-feira

Noboa servirá como presidente por apenas 17 meses, terminando o mandato de Lasso depois que ele antecipou eleições para evitar um provável impeachment

por Reuters
0 comentário

 O herdeiro empresarial e milionário Daniel Noboa tomará posse como presidente do Equador nesta quinta-feira, e enfrentará o desafio de resolver os problemas econômicos do país e enfrentar a violência crescente atribuída ao tráfico de drogas.

Noboa, de 35 anos, venceu o segundo turno das eleições em outubro com promessas de restaurar a segurança e criar empregos no Equador, que tem enfrentado desafios econômicos desde a pandemia da Covid-19, forçando milhares de pessoas a migrar.

A violência nas ruas e nas prisões, atribuída a grupos criminosos pelo presidente que está deixando o cargo, Guillermo Lasso, tem aumentado nos últimos anos, à medida que transportam drogas da Colômbia e do Peru através dos portos do Equador. A situação chegou a um novo patamar com o assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio.

Noboa servirá como presidente por apenas 17 meses, terminando o mandato de Lasso depois que ele antecipou eleições para evitar um provável impeachment.

Será difícil para Noboa enfrentar de forma eficaz os desafios significativos do Equador durante o seu mandato curto, dizem os analistas, embora ele possa concorrer à reeleição em 2025.

Noboa é filho de Álvaro Noboa, um poderoso bilionário do setor de bananas que repetidamente fracassou em suas tentativas de eleger-se para a Presidência do Equador. O novo presidente marcará sua posse com um discurso na Assembleia Nacional e pode propor um projeto de reforma fiscal ou uma lei de segurança no mesmo dia.

“Espero que Daniel Noboa seja um presidente comprometido e honesto, que não roube, que se concentre nas questões de insegurança e na economia”, disse José Viteri, de 31 anos, que trabalha em uma importadora de peças automotivas em Quito.

Noboa já viajou pelos Estados Unidos e pela Europa para sondar investidores e credores, mas avisou que equilibrará o cumprimento das obrigações de dívida externa — totalizando cerca de 47,4 bilhões de dólares — com as necessidades dos equatorianos.

Ele disse que criará incentivos para as empresas criarem empregos, reduzir os impostos sobre a construção, estabelecer uma nova unidade de inteligência, fornecer armas táticas às forças de segurança e abrigar os criminosos mais perigosos em barcos-prisão, entre outras promessas.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.