Home Agronegócio Datagro reduz em 4,4% projeção de safra de soja do Brasil

Datagro reduz em 4,4% projeção de safra de soja do Brasil

Em seu terceiro levantamento sobre a safra 2023/24 de soja do Brasil, o país ratifica a tendência de registrar o 17º ano consecutivo

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Freepik/@mailsonpignata)

O Brasil tem potencial de produzir 156,57 milhões de toneladas de soja na safra 2023/24, uma queda de 4,4% ante a estimativa de outubro, em meio a problemas climáticos no Centro-Oeste, estimou nesta quinta-feira a consultoria Datagro.

Em caso de confirmação, esse volume ficaria 0,4% abaixo da safra recorde da temporada anterior, de 157,2 milhões de toneladas.

“Evidentemente, são números preliminares e sujeitos a ajustes nos próximos levantamentos”, disse Flávio Roberto de França Junior, economista e líder de conteúdo da Datagro Grãos.

Em seu terceiro levantamento sobre a safra 2023/24 de soja do Brasil, o país ratifica a tendência de registrar o 17º ano consecutivo de incremento da área plantada com a oleaginosa, passando para 45,36 milhões de hectares no atual ciclo, um aumento anual de 1,5%, segundo a consultoria.

“Mais uma vez, os fatores de estímulo ao cultivo da soja dominaram sobre os restritivos e estão prevalecendo na decisão dos produtores brasileiros, mas bem diferente da empolgação vivida na definição da área nas últimas duas safras”, complementa.

Mas, devido ao clima irregular para o plantio, a expectativa de produtividade média potencial foi revisada para baixo. E, a depender do clima, com possibilidade de novas reduções, disse a Datagro.

A consultoria ainda confirmou tendência de retração na área semeada de milho de verão e de inverno 2023/24 no Brasil.

No total das duas safras, o Brasil tem previsão de área para 2023/24 de 21,514 milhões de hectares, 7% abaixo da temporada anterior, e a produção potencial foi estimada em 119,6 milhões de toneladas, queda de 12%.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.