Home EconomiaAgronegócio Datagro vê aumento de 1,5% na área com soja do Brasil em 24/25

Datagro vê aumento de 1,5% na área com soja do Brasil em 24/25

O plantio de soja da safra 2024/25 deverá começar após a chegada das primeiras chuvas, em meados de setembro

por Reuters
3 min leitura
Plantação de Soja

A safra 2024/25 de soja do Brasil deverá registrar incremento de 1,5% na área plantada, para 46,89 milhões de hectares, o que seria o 18º aumento anual consecutivo, apontou levantamento da consultoria Datagro divulgado na noite de segunda-feira.

“Importante destacar que esses são números preliminares e que qualquer reação mais brusca das cotações nos próximos 60 dias pode trazer alteração nessa proporção de aumento”, afirmou o líder de conteúdo da Datagro Grãos, Flávio Roberto de França Junior, em nota.

A consultoria sinaliza uma produtividade de 3.554 kg/ha nesse primeiro momento, com produção potencial de 166,64 milhões de toneladas.

Em caso de confirmação, esse volume seria 12% superior à revisada safra colhida neste ano, de 149,262 milhões de toneladas.

A colheita de 2023/24 sofreu com intempéries, como seca no Centro-Oeste e chuvas excessivas no Rio Grande do Sul.

Conforme levantamento feito junto aos sojicultores, o aumento de área deve acontecer com intensidade maior nos Estados da região Norte e Nordeste.

O plantio de soja da safra 2024/25 deverá começar após a chegada das primeiras chuvas, em meados de setembro.

Milho

A Datagro ainda estimou preliminarmente que a área da primeira safra de milho deverá atingir 3,894 milhões de hectares, ante 4,053 mi de hectares na temporada 2023/24 (2,544 milhões no centro-sul e 1,350 milhão no Norte/Nordeste).

Considerando a hipótese de incidência do fenômeno La Niña e utilização de tecnologia próxima da normalidade, a primeira safra de milho tem potencial de produção de 23,35 milhões de toneladas, 1% abaixo de 2024.

Já para a safra de inverno 2025, “embora com números muito preliminares”, a tendência inicial também indica retração na área, segundo relatório da Datagro.

No total Brasil, a projeção é de 16,86 milhões de hectares, versus 17,2 milhões no ano anterior.

Considerando clima regular, a previsão de produção da segunda safra é de 93,6 milhões de toneladas, praticamente estável ante a colheita prévia.

Somando as duas safras, a produção potencial seria de 116,96 milhões de toneladas, também estável em relação à safra atual.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.