Home Carreira De sacoleira a franqueadora: empreendedora de MG diversifica vendas

De sacoleira a franqueadora: empreendedora de MG diversifica vendas

O que a empreendedora tinha em mente, era uma loja móvel e, com o auxílio do Sebrae, conseguiu tirar do papel

por Agência Sebrae
3 min leitura

‚ÄúEmpreender √© deliciosamente desafiador‚ÄĚ, define a fundadora da¬†Beijo Pimenta Acess√≥rios, Luiza Rafaela, que¬†come√ßou como ‚Äúsacoleira‚ÄĚ e hoje trabalha para tornar sua marca em uma franquia.¬†

Essa é a história que a Agência Sebrae de Notícias conta hoje, na série em comemoração aos 15 anos de vigência da Lei Complementar 128/2008, que criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI).

Formada em Design de Moda e pós-graduada em Design de Joias, ela conta que sempre teve nos acessórios um elemento de comunicação e expressão da sua personalidade.

Banner MBA BARSI

Consumidora desses itens que comp√Ķem o estilo de muitas pessoas, Luiza come√ßou a empreender como ‚Äúsacoleira‚ÄĚ. O objetivo, que a princ√≠pio era a renda extra, logo se transformou em algo mais.

Comecei a estudar formas para aprimorar meu negócio e depois do Empretec consegui melhorar a minha ideia, Luiza Rafaela, empreendedora

O que a empreendedora tinha em mente, era uma loja móvel e, com o auxílio do Sebrae, conseguiu tirar do papel.

Em setembro de 2018 nasceu o ‚ÄúBiju M√≥vel‚ÄĚ, como ficou conhecido o carro que rodou at√© o ano passado, com uma pausa durante a pandemia, por Belo Horizonte, levando os acess√≥rios da Beijo Pimenta a pontos estrat√©gicos da cidade.

Segundo ela, a formaliza√ß√£o veio assim que abriu a loja itinerante.¬†‚ÄúFiz o MEI e comecei a trabalhar no carro como uma empresa, um neg√≥cio que fatura mesmo‚ÄĚ, afirma.¬†

Ela optou por esse modelo, porque avalia que os custos eram mais baixos perto do que seria necess√°rio para a abertura de uma loja f√≠sica. ‚Äú√Č um carro muito chamativo, colorido. As pe√ßas ficam expostas de uma maneira f√°cil, tem at√© espelho para que os clientes consigam se ver‚ÄĚ, diz.

Mas aí, veio a pandemia e Luiza ficou impedida de circular. “Então montei um apartamento embaixo do meu, mantendo um fluxo de pessoas muito legal.

Era uma m√©dia de 50 clientes por semana‚ÄĚ, relata. Foi assim que nascia seu ponto f√≠sico. ‚ÄúSa√≠ do MEI assim que montei a loja f√≠sica. Foi uma transi√ß√£o natural por causa do teto de faturamento permitido‚ÄĚ, lembra.

√Č bom ver a empresa crescendo. Direta e indiretamente temos muitas pessoas que colaboram. √Č gera√ß√£o de emprego e¬†renda, Luiza Rafaela, empreendedora.

Loja física da Beijo Pimenta Acessórios
Loja física da Beijo Pimenta Acessórios (Imagem: Divulgação)

Atualmente, a Beijo Pimenta Acess√≥rios tem quatro funcion√°rias fixas, al√©m de contrata√ß√Ķes terceirizadas no marketing e financeiro, e 68 fornecedores; as pe√ßas que vende variam de R$ 15 a R$ 150 (linha premium de pe√ßas banhadas), sendo que¬†30% s√£o pe√ßas de design assinadas por Luiza.

Próximos passos

Em 2024, o Biju M√≥vel n√£o rodou pelas ruas da capital mineira, mas a decis√£o foi pensada. Conforme Luiza, a abertura recente da loja f√≠sica, que em abril comemorou 1 ano, e a gest√£o das vendas on-line requerem bastante aten√ß√£o da empreendedora. ‚ÄúCada modelo de neg√≥cio tem uma estrutura completamente diferente‚ÄĚ, justifica.

Paralelamente a isso, Luiza trabalha, ainda,¬†na transforma√ß√£o da marca em franquia.¬†Apoiada pelo Programa Minas Franquia, iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Associa√ß√£o Brasileira de Franquias (ABF), a burocracia j√° est√° superada. ‚ÄúO Biju M√≥vel √© a primeira franquia itinerante de Minas, mas ainda preciso difundir essa ideia aqui‚ÄĚ, ressalva.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Em 2022, Luiza conquistou o¬†3¬ļ lugar na categoria MEI, com sua marca. A empresa, que tem v√°rios canais de vendas, foi considerada destaque principalmente pelo diferencial da loja itinerante.

‚ÄúEu prezo muito pelo atendimento que eu dou √†s minhas clientes‚ÄĚ, comenta. Luiza afirma que treina sua equipe e presta quase que uma consultoria de estilo ao fazer com que as clientes entendam o impacto de um acess√≥rio no visual.

Fazer com que elas voltem é uma satisfação. Costumo dizer que empreender é deliciosamente desafiador, disse Luiza Rafaela, empreendedora.

Jornada MEI

Quer come√ßar a empreender? J√° tem um neg√≥cio? Ou precisa organizar sua empresa? O Sebrae criou as jornadas MEI com uma s√©rie de informa√ß√Ķes que v√£o apontar os caminhos para melhorar v√°rios aspectos do seu dia a dia empresarial.

Para casos como o da Biju M√≥vel, o Sebrae oferece a Jornada Transforme, que apoia o empreendedor no que se chama de ‚Äúdesenquadramento do MEI‚ÄĚ.

Banner MBA BARSI

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.