Home Economia Decisão da Fitch é “arbitrária e tem dados desatualizados”, diz Tesouro dos EUA

Decisão da Fitch é “arbitrária e tem dados desatualizados”, diz Tesouro dos EUA

"O modelo de ratings quantitativos da Fitch caiu acentuadamente entre 2018 e 2020", provoca a secretária de Tesouro dos EUA, Janet Yellen

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen

Em um comunicado enviado após a decisão, a secretária dos Tesouro dos EUA, Janet Yellen, afirmou que “discorda veementemente da decisão” da Fitch de cortar a nota triplo A para BB+, anunciada nesta terça-feira (1º).

Segundo ela, a mudança é arbitrária e baseada em dados desatualizados.

“O modelo de ratings quantitativos da Fitch caiu acentuadamente entre 2018 e 2020 – e ainda assim a Fitch está anunciando sua mudança agora, apesar do progresso que vemos em muitos dos indicadores nos quais a Fitch confia para sua decisão. Muitas dessas medidas, inclusive as relacionadas à governança, apresentaram melhorias ao longo deste governo, com a aprovação de legislação bipartidária para abordar o limite da dívida, investir em infraestrutura e fazer outros investimentos na competitividade da América”, disse.

Decisão

Segundo a Fitch, o rebaixamento reflete a deterioração fiscal esperada para os próximos três anos”.

Além disso, os analistas observam um alto e crescente acúmulo da dívida do governo geral e a erosão da governança em relação aos pares classificados como ‘AA’ e ‘AAA’ nas últimos dois décadas, que se manifestou em repetidos impasses de limite de dívida e resoluções de última hora.

Na opinião da Fitch, esses fatores, juntamente com vários choques econômicos, bem como cortes de impostos e novas iniciativas de gastos, contribuíram para sucessivos aumentos da dívida na última década.

“Além disso, houve apenas um progresso limitado no enfrentamento dos desafios de médio prazo relacionados ao aumento dos custos da previdência social e do Medicare devido ao envelhecimento da população”, aponta a agência.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.