Home Economia e Política Defenderemos cada centímetro da Otan, diz Scholz sobre a Rússia

Defenderemos cada centímetro da Otan, diz Scholz sobre a Rússia

“E, porque a ameaça da Rússia continuará, nós e outros aliados decidimos no ano passado posicionar unidades adicionais nos Estados bálticos"

por Reuters
0 comentário

A recente operação da Otan para fortalecer sua fronteira leste busca dissuadir a Rússia, afirmou o chanceler alemão, Olaf Scholz, neste domingo, acrescentando que deveria ficar claro para Moscou que a aliança está pronta para se defender, se for necessário.

Falando no Fórum Econômico da Alemanha Oriental, que também contou com a presença da primeira-ministra da Lituânia, Ingrida Simonyte, Scholz afirmou que a Alemanha tem um papel de liderança na presença da Otan no Báltico, na fronteira com a Rússia, há quase uma década.

“E, porque a ameaça da Rússia continuará, nós e outros aliados decidimos no ano passado posicionar unidades adicionais nos Estados bálticos e colocar uma brigada inteira naquele local permanentemente no futuro”, disse Scholz, segundo um manuscrito do discurso.

“Mas essa reviravolta de política de segurança é necessária para mostrar à Rússia: estamos preparados para defender cada centímetro de território da Otan contra ataques”.

Ele disse que a diplomacia será bem sucedida apenas a partir de uma posição de força, acrescentando que é absolutamente vital que os Estados bálticos possam confiar plenamente que aliados da Otan saltarão em sua defesa caso haja um ataque russo.

Mensagem para a Rússia

“E essa é a mensagem para nós. Mas também é uma mensagem para a Rússia. Porque a credibilidade dessa promessa é, claro, também parte do cálculo da Rússia.”

O presidente russo, Vladimir Putin, havia alertado os membros da Otan nesta semana a não permitir que a Ucrânia disparasse suas armas contra a Rússia, após vários aliados ocidentais retirarem restrições impostas ao uso de armas doadas a Kiev.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, minimizou as advertências na sexta-feira, dizendo que a aliança as ouviu muitas vezes antes e que a autodefesa não é uma escalada.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.