Home Economia Deflação ao produtor se intensifica e IGP-DI cai 0,41% em fevereiro, mostra FGV

Deflação ao produtor se intensifica e IGP-DI cai 0,41% em fevereiro, mostra FGV

O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência

por Reuters
3 min leitura
Colheitadeiras

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou queda de 0,41% em fevereiro, depois de recuo de 0,27% no mês anterior, com uma deflação mais intensa nos preços ao produtor, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda de 0,30% em fevereiro, e o resultado do mês levou o índice a acumular em 12 meses deflação de 4,04%.

“O índice ao produtor apresentou uma nova queda, com um espectro mais amplo de itens influenciando esse movimento”, explicou André Braz, coordenador dos índices de preços

No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, recuou 0,76%, de queda de 0,59% no mês anterior.

Destacam-se as variações em produtos como o minério de ferro, que passou de um aumento de 2,27% para uma redução de 4,94%; o milho, que foi de leve alta de 0,07% para queda de 5,27%; e o arroz, que havia subido 3,72% e em fevereiro caiu 4,18%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) — que responde por 30% do IGP-DI — mostrou que a pressão aos consumidores diminuiu ao desacelerar a alta a 0,55% em fevereiro, de 0,61% em janeiro.

Educação, Leitura e Recreação passou de uma alta de 2,59% em janeiro para queda de 1,17% em fevereiro, enquanto o avanço dos preços de Alimentação desacelerou de 1,54% para 1,06%.

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, registrou desaceleração da alta a 0,13% em fevereiro, de 0,27% antes.

O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.