O Russel 2000 é o principal índice de referência das ações small caps nos Estados Unidos, que tem valor de mercado abaixo de 2 bilhões ou próximo disso. São empresas pequenas e portanto, em tese, tem mais dificuldades de se sustentar em cenários de adversidade. Em compensação, em momentos de crescimento econômico ou na perspectiva de crescimento econômico, as small caps tendem a desempenhar melhor, porcentualmente, que as blue chips.
E é exatamente isso que estamos presenciando agora. Com os juros altos as small caps estão performando mal em especial quando comparando com o S&P500 (seria pior se compararmos com o Nasdaq100). A seta branca indica o momento de desempenho acima do benchmark que é exatamente no momento de baixos juros atrelado a forte crescimento econômico.
Se o FED começar a diminuir juros poderemos ver uma melhora no desempenho relativo das small caps. Obvio que esse cenário pode ser um momento de reduzir exposição a equities dado que pode ser um precursor de recessão econômica (O FED só diminuiria juros se percebesse queda na atividade econômica). Em contrapartida, vemos o índice DXY perdendo força na margem, o que favorece as Small Caps, também demonstrando inicio de ciclo de valorização e não de crise.
FFEDFUNDS · Federal Reserve
4,33
0 (0,00%)