Home Economia e Política Desemprego global deve ter leve alta em 2024, diz órgão da ONU

Desemprego global deve ter leve alta em 2024, diz órgão da ONU

"Durante os períodos de crescimento lento da produtividade, a renda real disponível e os salários reais são frequentemente vulneráveis a choques repentinos de preços", disse o relatório da OIT

por Reuters
0 comentário
Emprego

 A taxa de desemprego global deverá subir para 5,2% este ano, principalmente devido ao aumento no número de pessoas sem emprego nas economias avançadas, informou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) na quarta-feira.

O relatório Cenário Mundial de Emprego e Social 2024 da OIT prevê que o número de pessoas desempregadas aumentará em 2 milhões, elevando a taxa de desemprego global de 5,1% em 2023 para 5,2%.

“Estamos projetando uma queda modesta no desempenho dos mercados de trabalho, em parte porque o crescimento está desacelerando em todo o mundo”, disse Richard Samans, diretor do departamento de pesquisa da OIT.

A OIT, uma agência das Nações Unidas, afirmou que, após um breve impulso à medida que os países se recuperavam da pandemia, o crescimento agregado da produtividade do trabalho retornou rapidamente ao baixo ritmo observado na década anterior.

“Durante os períodos de crescimento lento da produtividade, a renda real disponível e os salários reais são frequentemente vulneráveis a choques repentinos de preços”, disse o relatório da OIT.

O relatório afirma que, nos próximos dois anos, há previsão de pouco ganho de emprego entre os países de renda média a alta, mas que os ganhos de emprego nos países de renda baixa e média-baixa permanecerão robustos.

“A situação é particularmente preocupante nos países de alta renda, onde se espera que o crescimento do emprego se torne negativo em 2024 e apenas melhorias modestas são previstas em 2025”, disse a OIT.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.