As dunas do deserto do Atacama, no Chile, o mais seco do planeta, foram cobertas por flores brancas e roxas nos últimos dias, quando as primeiras chuvas fizeram com que as flores brotassem no meio do inverno do Hemisfério Sul.
O Atacama foi apelidado de “deserto florido”, com sementes e bulbos resistentes que suportam o clima rigoroso para surgirem como flores a cada poucos anos na primavera.
Mas as fortes chuvas recentes, atribuídas ao fenômeno climático conhecido como El Niño, fizeram com que elas florescessem mais cedo.
Ainda não houve florescimento suficiente no inverno para ser considerado oficialmente uma ocorrência do “deserto florido”, de acordo com Cesar Pizarro, responsável pela conservação da biodiversidade da Corporação Nacional Florestal (Conaf), organização administrada pelo governo chileno.
Mas há previsão de mais chuvas para as próximas semanas, o que pode fazer com que as flores desabrochem em uma área mais ampla, disse Pizarro. “Enquanto isso, temos que esperar”, disse ele.
A floração precoce do Atacama (Chile) ocorreu pela última vez em 2015.
“A oportunidade de pisar neste lugar e poder desfrutar de sua beleza é maravilhosa”, disse a visitante Fernanda Ponce. “É um privilégio.”