Home Empresas Desistência do Alibaba de IPO de unidade apaga US$ 20 bi do valor de mercado da empresa

Desistência do Alibaba de IPO de unidade apaga US$ 20 bi do valor de mercado da empresa

As últimas notícias do Alibaba ressaltam os obstáculos mais amplos enfrentados pelas empresas de tecnologia da China

por Reuters
3 min leitura
Alibaba

Investidores eliminaram nesta sexta-feira cerca de 20 bilhões de dólares do valor de mercado do Alibaba Group (BABA)(BABA34), depois que a companhia desistiu dos planos de se separar da área de computação em nuvem, citando incertezas sobre as restrições dos Estados Unidos às exportações de chips para a China voltados para aplicações de inteligência artificial.

As ações do Alibaba Group em Hong Kong fecharam em queda de 10%, sua maior queda em um único dia em mais de um ano. O Alibaba anunciou a desistência dos planos na quinta-feira.

“A desistência é uma surpresa e nos faz pensar se há problemas nos bastidores dos quais não estamos cientes”, disse Jon Withaar, da Pictet Asset Management, com sede em Cingapura.

As preocupações da Alibaba sobre as restrições de exportação dos EUA anunciadas por Washington em outubro vêm na esteira de preocupações semelhantes levantadas esta semana pela empresa chinesa de mídia social e videogames Tencent Holdings, que disse que as restrições a forçarão a buscar alternativas de produção doméstica.

A Alibaba, que já foi a ação mais valiosa da Ásia, valia cerca de 830 bilhões de dólares no auge em outubro de 2020, mas agora está avaliada em menos de um quarto desse valor, pressionada pela fiscalização do governo chinês sobre empresas de comércio eletrônico e pela desaceleração da economia da China.

Perguntado se havia outras razões por trás do abandono do IPO, a Alibaba fez referência aos comentários do presidente, Joseph Tsai, durante conferência com analistas na quinta-feira, quando falou sobre como a empresa planeja investir na unidade de computação em nuvem.

(Imagem: Divulgação/Alibaba)
(Imagem: Divulgação/Alibaba)

As últimas notícias do Alibaba ressaltam os obstáculos mais amplos enfrentados pelas empresas de tecnologia da China, com as restrições à exportação de chips dificultando a obtenção de suprimentos importantes de microprocessadores.

Em março, o Alibaba anunciou planos de desmembrar a área de computação em nuvem como parte de uma grande reestruturação, a maior nos 24 anos de história da companhia. O plano dividiu o grupo em seis unidades.

Na época, os analistas estimaram que a divisão de computação em nuvem poderia valer entre 41 bilhões a 60 bilhões de dólares, mas alertaram que a listagem poderia atrair atenção de órgãos reguladores chineses e estrangeiros devido ao grande volume de dados que a companhia gerencia.

“A empresa acredita que a proibição de chips pode afetar materialmente e adversamente sua capacidade de oferecer produtos e serviços a longo prazo. Mas (isso) também aponta para a crescente importância de manter a unidade de nuvem, dada a crescente demanda por computação de IA na China”, disse o analista Bo Pei, da US Tiger Research.

O Alibaba divulgou receita de 224,79 bilhões de iuans (31,01 bilhões de dólares) para o segundo trimestre fiscal, em linha com os 224,32 bilhões esperados por analistas, segundo dados da LSEG.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.