As últimas semanas de 2015 estão sendo realmente emocionantes:

  • Inflação anual na casa de dois dígitos;
  • Desemprego caminhando para os dois dígitos;
  • Dólar continuando sua trajetória de alta;
  • Solavancos no andamento do processo de impeachment da presidente Dilma;
  • Joaquim Levy deixando o Ministério da Fazenda.

Tem muito mais por aí e por vir.

Em meio a toda esta turbulência política e econômica, nossa bolsa de valores segue, experimentando as forças compradoras e vendedoras do mercado, num momento de muita volatilidade (sobe e desce das ações). Observe isso no gráfico abaixo, que mostra o comportamento diário do índice Bovespa em 2015:

 

Devo comprar ações neste momento de instabilidade do país?

 

No entanto, este gráfico não mostra uma coisa: o preço das ações em dólar. E isso é algo relevante, uma vez que os grandes investidores são estrangeiros. Para eles, devido à desvalorização do Real, os preços estão ainda mais baixos do que percebemos.

Em meio a tudo isso, há ações de algumas empresas que estão sendo injustamente penalizadas, uma vez que são empresas muito bem administradas, mas que estão com suas ações abaixo do que seria o preço justo, sendo influenciadas pelo “mau humor” do mercado em geral.

E a pergunta de nossos leitores que persiste é: “devo comprar ações neste momento de instabilidade do país, aproveitando os preços baixos, para lucrar quando a crise passar, ou é melhor esperar um pouco mais, quando o Brasil der sinais mais claros de recuperação?

Para responder a essa questão, precisamos recorrer aos profissionais que conhecem o mercado à fundo. Para que eles possam nos nortear e inclusive recomendar a compra ou venda de ações, eles precisam possuir o Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI), que atesta sua capacidade técnica, sua ética e seus padrões de conduta profissional.

Assim, contamos com o reconhecido trabalho da Empíricus, nossa parceira de conteúdo, que possui uma equipe de analistas CNPI para nos ajudar.

Neste caso específico, o Felipe Miranda, que além de analista CNPI é também sócio da Empiricus, preparou um relatório ponderando sobre o fato de estarmos ou não num bom momento para comprar ações.

Para ter acesso gratuito a este material, basta clicar aqui para ser direcionado para a página da Empiricus, onde há mais informações e as instruções para baixar o relatório.

Bons investimentos, e até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto: “stock exchange”, Shutterstock.

Empiricus Research
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários