Como todos os feriados se tornaram muito comerciais, pensamos em celebrar o Dia dos Pais com um post escrito especialmente para eles. Mas o que existe entre os pais e o mercado financeiro? O futuro dos seus filhos. Afinal, não há presente maior para um pai do que ver seus filhos bem encaminhados. Só que para oferecer-lhes boa educação e conforto é preciso um bom dinheiro.

Seguem abaixo os desafios que os pais enfrentam para proporcionar um bom futuro para seus filhos.

Reserva para as emergências

Com filhos, as emergências são tão frequentes, que mais parecem rotina. Para contornar os acidentes de percurso ou arcar com as despesas não planejadas, a melhor maneira é constituir reserva financeira.

Com a inflação alta, os preços subindo, manter o controle dos gastos é muito difícil. Porém, com disciplina é possível organizar as finanças e formar um colchão de segurança.

A reserva para as emergências deve ser aplicada em investimentos de baixíssimo risco e liquidez diária, como o Órama DI Tesouro Master. O valor mínimo dessa reserva deve ser de seis vezes os gastos mensais, todavia o ideal é um valor entre 12 e 20 vezes.

Para os pais com empregos mais seguros, 12 vezes os gastos mensais é o valor recomendado. Porém, aqueles que estão se sentindo inseguros no ambiente de trabalho devido à conjuntura econômica, profissionais liberais ou autônomos devem acumular 20 vezes os gastos mensais.

Seguro ou Previdência Privada

Para quem está começando uma família e ainda não conseguiu formar uma reserva mínima para as emergências, fazer um seguro ou um plano de previdência privada que beneficie os filhos pode compartilhar a responsabilidade.

Há muitas opções no mercado e você pode fazer um plano básico no banco onde mantém conta corrente. Faça algumas pesquisas e simulações nos sites das instituições para comparar o que cabe no seu bolso e atende a suas necessidades e de seus dependentes financeiros.

Aplicações regulares

Valores aplicados sistematicamente podem se transformar numa quantia significativa ao longo de muitos anos, pois serão beneficiados pelo potencial dos juros compostos, ou seja, dos juros sobre juros.

Quem ainda não formou uma reserva para as emergências, deveria se empenhar para guardar uma quantia qualquer todo mês. Aplicando R$ 1 mil por mês é possível acumular em torno de R$ 80 mil em cinco anos. É um valor significativo, mas avaliar se é uma boa reserva, isso depende das suas despesas mensais.

Horizonte de longo prazo

Quem começa a pensar no futuro dos filhos assim que eles nascem ou quando eles ainda são um plano, pode aplicar em produtos de maior risco e obter maiores retornos dado o horizonte de longo prazo, entre dez e 15 anos.

Investindo em Fundos Multimercado, Fundos de Ações ou Fundos atrelados ao IPCA (índice de inflação) pode-se alcançar retornos superiores aos rendimentos da Renda Fixa no longo prazo. Em finanças, as aplicações com maior risco são as que têm maior retorno esperado.

As aplicações em Renda Fixa servem para manter a liquidez de certa proporção dos recursos e balancear o risco da carteira de investimentos. Todavia, no longo prazo, o rendimento da Renda Fixa pode ficar abaixo da inflação e, assim, vai reduzir o seu poder de compra.

Reverter em benefício próprio

O dinheiro que você conseguiu acumular para prover o futuro dos seus filhos ainda poderá fortalecer a sua reserva para a aposentadoria.

Se você passou para eles bons princípios, deu bons exemplos e ofereceu-lhes boa educação, quando eles começarem a voar sozinhos suas obrigações vão diminuir. Se durante a infância e adolescência dos seus filhos você conseguiu ser disciplinado e formar uma boa reserva, agora ainda vai poder revertê-la em beneficio próprio.

Para finalizar

Como esquecer das mães que também são pais? Conforme dados de gênero divulgados pelo IBGE, mais de 37% dos domicílios são chefiados por mulheres. Nessas famílias, aproximadamente 90% são mulheres sem cônjuge e com filhos. Para elas, o desafio é ainda maior. Mas não é impossível.

Em finanças, disciplina e organização são fundamentais, e essas costumam ser características de muitas mulheres.

Feliz Dia dos Pais!!!

Nota: Esta coluna é mantida pela Órama, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto: father and son sitting under the tree, Shutterstock.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários