Algumas semanas atrás, tive o privilégio de passar um dia inteiro com João Branco, o CMO mais admirado do Brasil, autor dos best-sellers “Dê Propósito” e “Desmarquetize-se”, e o cérebro por trás da icônica campanha que cunhou o apelido “MEQUI” para o McDonald’s.
Nos encontramos para uma reunião de conselho do Grupo The Best, detentor de marcas como a rede de franquias “The Best Açaí”, que hoje já soma mais de 365 lojas abertas no país.
Ele havia me contatado no dia anterior para perguntar onde eu morava, com a intenção de irmos juntos até Londrina, headquarter do grupo. Fiquei extremamente feliz ao descobrir que somos quase vizinhos.
Nas 14 horas que passamos juntos, não faltou oportunidade para boas conversas. Em uma delas, ele me questionou sobre os objetivos com o Equity+ e aonde eu desejava chegar com o projeto. Expus minha ambição de transformá-lo na maior escola de negócios do país em até cinco anos. Com sua perspicácia característica, João desencadeou uma série de “WHYs” que me fizeram refletir sobre minhas reais motivações por trás desta sede por querer ser “o maior”.
Já era claro para mim que JB gostava de discutir profundamente sobre propósito, e então ele me contou que, certa vez, um homem mais velho e experiente o desafiara a listar os três dias mais felizes de sua jornada de trabalho, e agora ele me repassava a mesma questão.
Verdade seja dita. Existem inúmeros dias felizes na minha jornada, mas diante daquela provocação, relembrei vários momentos marcantes:
· A primeira vez que me tornei sócio de uma empresa.
· A primeira vez que vendi uma empresa da qual era sócio.
· A primeira vez em que fui reconhecido com uma maior participação societária por mérito.
· Os dias lutando ao lado do time contra desafios.
· As vezes que entreguei projetos grandiosos.
· Os depoimentos positivos de clientes sobre as transformações que conduzi.
· As promoções que executei e os estagiários que efetivei.
Segui na conversa com o João, que me contou que também surgiram várias reflexões neste dia pra ele, mas que na verdade ele fez um exercício grande durante um bom tempo pra tentar chegar nos 3 dias mais felizes, e que possivelmente essa reflexão me levaria ao encontro do meu propósito em relação ao crescimento do Equity+.
Me lembrei que no dia anterior eu havia vivido seguramente um dos dias mais alegres da minha carreira, que só pode ser explicado ao destacar três grandes momentos da minha vida:
Momento 1
Quando criança, tive uma professora de educação física por quem nutria um grande carinho, mas cujo motivo não compreendia (a verdade é que eu nunca havia refletido sobre isso).
Momento 2
Quando eu era adolescente, passava muitas tardes no escritório de advocacia da minha mãe entre as aulas da escola e os treinos de basquete. Me lembro que eu passava horas naquele local, isolado em uma sala ao fundo com computadores Pentium e 486, explorando o mundo de hardware, software e das impressoras matriciais; aquele era o meu laboratório.
Me lembro de ouvi-la relatar aos clientes o processo de transformação e maturidade de gestão pelo qual sua empresa passava. Também recordo de vê-la saindo para treinamentos e retornando reflexiva, compartilhando os insights com meu pai, enquanto eu absorvia as discussões calado.
Tive o privilégio de acompanhar de perto sua rotina como empresária. Em algumas ocasiões, vi minha mãe liderando sua equipe, dando feedbacks e motivando os colaboradores. Essa experiência foi valiosa para o meu desenvolvimento, algo que só percebi durante minha conversa com João Branco.
Durante esse período de transformação e a série de treinamentos que mencionei, memorizei o nome de sua mentora, Simone Zaros. Ela era a professora de educação física a quem me referi anteriormente e que havia pivotado a sua carreira para mentorar empreendedores.
Momento 3
Outubro de 2023, ao subir no palco durante uma imersão do Equity+, encontrei os olhos atentos de Simone Zaros na cadeira de aluna, sentada para aprender comigo, Thiago Nigro e Fábio Oliveira. Por alguns segundos fiquei reflexivo, e demorei para realizar que pela primeira vez na vida estávamos invertendo os papeis.
Precisei puxar a Simone para um papo na sala ao fundo da plenária para contar quem eu era e quem era minha mãe. Demorou um tempo para ela digerir toda a história que eu estava contando. Aquele foi, por si só, um dos momentos mais felizes da minha jornada corporativa.
Retornando à conversa com João, contei a ele que, no dia anterior à nossa viagem, eu havia visitado a Zaros Escola de Negócios, fundada por Simone há 27 anos, para conversar com um grupo de empresários que ela está mentorando. No final do dia conheci a nova sede do grupo, e fiz uma reunião com toda a equipe para dar conselhos sobre marketing digital e vendas.
Voltando para São Paulo, recebi homenagens da Simone através do Instagram, o que me encheu de alegria e gratidão pela jornada. Ao fim pude retribuir com conhecimento à minha antiga professora, à mentora da minha mãe e de tantos outros amigos empresários.
A vida é assim: cíclica e cheia de movimentos, e é curioso ver que quem mais evolui é quem tem humildade pra sentar na cadeira de aprendiz todo santo dia.
Ao final dessa história, João concluiu:
“Gianotto, está claro para mim o porquê de você precisar crescer o Equity+.”
Eu engoli seco e pedi para ele seguir na explicação.
“Porque se você não o fizer, terá poucas chances de reencontrar outras “Simones” que foram tão importantes na sua vida.”
Aquela conclusão foi um marco para mim, e confesso que até me emocionei.
Depois desse empurrão, decidi dar ainda mais propósito a minha missão.
Intensifiquei então ainda mais a tração do Equity+, aproveitando o mês das mulheres para impulsionar de forma intencional o empreendedorismo feminino. Muitas pesquisas destacam números significativos a respeito da baixa representatividade feminina na gestão e liderança de organizações, e eu venho desde o fim do ano passado movendo muita energia pra transformar este cenário.
Me juntei a Carol Claudino, Bianca Ladeia, Malu Perini, Maira Cardi, Priscilla Zacharias e Veridiana Quirino pra mudar este cenário, e durante o mês de março realizaremos 4 eventos gratuitos e presenciais para empresárias, chamados Primo Experience, que irão acontecer aqui no Grupo Primo. Fique à vontade para se inscrever e compartilhar este link com todas as mulheres empreendedoras que você conhece para participarem deste evento gratuito. Aliás, nosso primeiro encontro já foi sensacional como você pode ver na foto abaixo.
Nós também criamos ofertas exclusivas durante o mês de março para mulheres participarem das nossas imersões, clique aqui e saiba mais.
Sigo firme e forte na busca do meu próximo reencontro marcante da vida. Quem sabe, caro leitor, esse encontro possa ser com você.
Hasta la vista.
[ ]z
Rodrigo Gianotto CEO do Equity+