Dicas para compras no Dia das MãesA Fundação Procon-SP aproveita a data comemorativa para orientar o consumidor a não ter problemas na hora de comprar presentes para o dia das mães. Além de acertar no presente, o consumidor precisa estar ciente de que suas escolhas precisam ser feitas racionalmente, levando em conta seus direitos e condições financeiras.

Sair às compras com uma lista de possíveis produtos a serem comprados é a primeira dica. Isso torna mais fácil a comparação de preços, a qualidade e a praticidade dos produtos e serviços oferecidos pelos estabelecimentos comerciais.

Em épocas como essa, quando o consumo é alto, pode ser ainda mais perigoso agir por impulso e comprometer parte do orçamento com dívidas. Pesquisar preços e ir atrás de melhores condições de compra são atitudes prudentes que todo consumidor deveria seguir, afinal ninguém quer tomar decisões que possam se tornar problemas futuros.

Outra dica é ficar atento às promoções – que aparecem aos montes próximo da data. Os produtos vendidos nessas condições podem estar danificados ou apresentar pequenos “defeitos”, especialmente se forem mercadorias do mostruário.

O Procon-SP recomenda a solicitação do estado geral do produto, que deve ser especificado no pedido ou nota fiscal com as possíveis condições para troca.

Diferença de preços

Outra dica importante é pesquisar preços. Para a data, o Procon-SP ainda pesquisou preços de produtos voltados para o dia das mães com o objetivo de oferecer uma referência ao consumidor.

Os dados coletados são referentes a: cafeteiras expresso, pranchas, secadores, smartphones (sem vínculo com operadoras de telefonia móvel) e tablets de diferentes marcas e modelos, somando um total de 46 itens.

Dez estabelecimentos localizados na cidade de São Paulo foram palco da coleta de informações sobre os produtos. Os preços destes itens foram levantados pelos técnicos da fundação nos dias 12 e 15 de abril nas regiões norte, sul, leste, oeste e centro da capital paulista, sendo que a comparação foi feita entre o preço praticado por cada estabelecimento para um mesmo item.

Nem todas as lojas ofereciam todos os itens envolvidos, em função da quantidade de modelos e marcas. Por isso, somente fizeram parte da comparação de preços os itens comercializados em, no mínimo, três dos estabelecimentos visitados.

Clique e veja a “Pesquisa Comparativa de Preços de Produtos para o Dia das Mães 2013”.

As variações encontradas são referentes ao período em que foi realizado o levantamento. Assim, os preços atuais podem ser diferentes e estão sujeitos a alteração conforme a data da compra. Há ainda a possibilidade de ocorrência de descontos e promoções. Lojas da mesma rede podem praticar preços diferenciados.

Para que o Dia das Mães seja especial, é importante que você presenteie levando em consideração sua situação financeira e os limites de seu orçamento doméstico. Até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

Willian Binder
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários