Home Economia e Política Diesel recua 0,53% nos postos do Brasil na semana após cortes da Petrobras, diz ValeCard

Diesel recua 0,53% nos postos do Brasil na semana após cortes da Petrobras, diz ValeCard

O recuo ocorre após a Petrobras ter reduzido na quarta-feira em 7,9% o seu preço médio de venda de diesel para as distribuidoras

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/André Torres/Dinheirama)

O preço do diesel S-10, o mais consumido no Brasil, nos postos de combustíveis do país caiu 0,53% no período de 22 a 28 de dezembro em comparação com a semana anterior, a 6,171 reais por litro, apontou nesta sexta-feira pesquisa da ValeCard, empresa especializada em soluções de mobilidade.

O recuo ocorre após a Petrobras (PETR4) ter reduzido na quarta-feira em 7,9% o seu preço médio de venda de diesel para as distribuidoras, passando para uma média de 3,48 reais por litro.

O corte foi o segundo do mês. Em 7 de dezembro, a empresa havia anunciado redução de 6,7% para o combustível.

“A expectativa é que o preço continue caindo, conforme os últimos anúncios da Petrobras nesta semana”, disse em nota Brendon Rodrigues, head de inovação e portfólio na ValeCard.

“A queda já era observada desde o início do mês, quando a empresa reduziu o preço do diesel para as distribuidoras em 0,27 reais por litro, passando a valer 3,78 reais o litro”, acrescentou.

O repasse de ajustes da Petrobras nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é imediato e depende de uma série de questões, como impostos, margens de distribuição e revenda e adição de biocombustíveis.

Gasolina e Etanol

O preço médio da gasolina nos postos de combustíveis, por sua vez, caiu 0,52% no período de 22 a 28 de dezembro ante a semana anterior (15 a 21 de dezembro), a 5,780 reais por litro, segundo o levantamento da ValeCard, com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os Estados do Brasil.

Para Rodrigues, o preço da gasolina está em estabilidade, já que desde outubro a Petrobras não realiza ajustes em seus valores de venda nas refinarias. “A tendência é que apresente pequenas variações nos próximos dias”, adicionou.

(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Já o preço médio do etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, caiu 1,49% no mesmo período, a 3,562 reais por litro.

“O etanol continua em queda devido à ótima safra 2022/2023 de cana-de-açúcar, que tem apresentado crescimento relevante de matéria-prima. Desde o início de novembro o preço desse combustível caiu 3,79%”, disse Rodrigues.

Segundo cálculos da ValeCard, na quarta semana de dezembro era melhor abastecer com etanol nas seguintes unidades federativas: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.