Home Economia Diesel sobe 1,32% nos postos do Brasil na semana; gasolina fica quase estável, mostra ANP

Diesel sobe 1,32% nos postos do Brasil na semana; gasolina fica quase estável, mostra ANP

O reajuste da companhia veio depois de uma disparada recente dos preços do petróleo e de seus derivados no mercado global

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@atlascompany)

O preço médio de diesel S-10, o mais comercializado do país, subiu 1,32% nesta semana nos postos do Brasil, enquanto a gasolina e o etanol hidratado ficaram quase estáveis, mostraram dados da reguladora ANP nesta sexta-feira.

O diesel S10 encerrou esta semana a 6,13 reais o litro na média nacional, ante os 6,05 reais na semana anterior. Foi a quinta semana consecutiva de alta do valor médio do combustível fóssil.

Nas duas semanas anteriores, o combustível havia avançado 8,3% e 10%, respectivamente, somando uma alta de 19%, após um reajuste pela Petrobras do diesel vendido às distribuidoras em meados de agosto.

O diesel comum, por sua vez, foi comercializado a 6,03 reais o litro nesta semana, alta de 1,69% ante 5,93 reais na semana passada, apontou a ANP.

Já a gasolina encerrou a semana a 5,87 reais o litro, ante 5,88 reais na semana passada, encerrando uma série de três altas semanais consecutivas do combustível.

O etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, foi comercializado a 3,65 reais o litro nesta semana, versus 3,66 reais na semana anterior.

O movimento de alta nos combustíveis ocorreu depois que a Petrobras, principal produtora de combustíveis do país, anunciou em meados de agosto um aumento de 16,3% nos preços médios da gasolina e de 25,8% nos do diesel vendidos a distribuidoras.

O reajuste da companhia veio depois de uma disparada recente dos preços do petróleo e de seus derivados no mercado global.

O repasse de reajustes da Petrobras aos consumidores finais nos postos não é imediato e depende de uma série de questões, como mistura de biocombustíveis, impostos e margens de distribuição e revenda.

O mercado sofre ainda influência de outros agentes, pois conta com outras refinarias privadas e importa cerca de 25% do óleo diesel e 15% da gasolina, o que também interfere na precificação dos custos das distribuidoras aos postos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.