Você sabia que a maneira como você lida com o seu dinheiro diz muito sobre você? Há uma íntima relação entre a Psicologia e o uso do dinheiro. Por isso tratamos aqui no Dinheirama sobre tantos assuntos comportamentais.

Por mais que você seja um expert em renda fixa ou conheça diversas operações estruturadas na bolsa de valores, se você não tiver controle emocional, muito provavelmente terá problemas na sua vida financeira.

Para a nossa sorte, existem profissionais que dedicam sua carreira e estudos para entender a fundo estas relações que envolvem o dinheiro e a mente. Como um eterno e curioso aprendiz, faço questão de manter contato com estas pessoas e trazê-las também até você, nosso leitor.

Ebook gratuito recomendado: Riqueza pessoal é possível

Uma amiga e especialista no assunto

Uma dessas pessoas é a Valéria Meirelles, que é Psicóloga pela USP, com especialização, mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

A Valéria atua como psicoterapeuta, coach, consultora e palestrante em temas relativos a dinheiro, família, ciclo de vida e carreira. É também autora do livro “Uso do Dinheiro na Vida Adulta: Uma perspectiva da Psicologia Clínica e da Psicologia do Dinheiro”, Ed. Atlas, 2015.

Eu tive o privilégio de gravar ao seu lado um episódio do programa Tudo Sobre o Seu Dinheiro (TSSD), organizado e patrocinado pela Rico.com.vc. Tivemos uma conversa muito produtiva, de quase uma hora, que valeu como uma terapia para mim.

Você e seu dinheiro: assuntos que merecem atenção

Veja alguns dos temas que tratamos:

  • O dinheiro e sua influência nas relações humanas;
  • A sua história sobre o uso do dinheiro diz muito sobre você;
  • A sua educação e convívio familiar influenciam seus hábitos de consumo;
  • As experiências marcantes (positivas ou negativas) que você teve com o dinheiro;
  • As dores da vida e os aprendizados proporcionados;
  • Precisamos de ajuda para lidar com nossos dramas emocionais em relação ao dinheiro;
  • Jargões sobre dinheiro ouvidos ao longo de uma vida se tornam verdades em nossas mentes;
  • Não procure ajuda somente quando a situação já estiver crítica;
  • Não importa o quanto você ganha, mas sim como você usa o seu dinheiro;
  • Muitas pessoas ricas não são desonestas nem corruptas;
  • Comportamentos de consumo de homens e mulheres, entre jovens e mais velhos;
  • A autoestima, o valor e os cuidados com o dinheiro;
  • Administrando frustrações decorrentes de perdas financeiras;
  • Consumidores compulsivos.

Leitura recomendada: Valéria Meirelles escreve para os profissionais liberais

Assista ao vídeo ou ouça o áudio do programa

Convido você a assistir este conteúdo enriquecedor sobre psicologia e finanças, clicando no vídeo abaixo.

Para assistir, clique aqui!

Ouça aqui o áudio do programa

Espero que estas informações tenham sido úteis para você aprender ainda mais sobre como lidar melhor com seu dinheiro.

Lembre-se que ele é um instrumento de melhoria da sua qualidade de vida e também das pessoas que você ama. Riqueza é escolha! Abraços e até a próxima!

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários