Home Mercados Dinheirama Entrevista: Aldrey Zago Menezes, fundadora da AZM C√Ęmbio

Dinheirama Entrevista: Aldrey Zago Menezes, fundadora da AZM C√Ęmbio

por Isabella Abreu
0 coment√°rio

Continuando nossa s√©rie de entrevistas com mulheres empreendedoras e cheias de atitude, hoje √© dia de conhecer Aldrey Zago Menezes, paulista¬†de nascimento e ga√ļcha de cora√ß√£o que tem 35 anos e √© formada em Direito. Depois de um per√≠odo trabalhando como servidora p√ļblica, abandonou a √°rea jur√≠dica e decidiu rumar por caminhos diferentes.

Hoje, Aldrey √© diretora da AZM Assessoria em C√Ęmbio, empresa que fundou em 2013, em Porto Alegre. Confira como foi nosso bate-papo:

Aldrey, conte um pouco de sua trajet√≥ria e de como tomou suas decis√Ķes ao longo da carreira/vida. Voc√™ √© formada em Direito e trabalhou como servidora p√ļblica por um tempo. Quais sinais ajudaram voc√™ a perceber que parou de crescer profissionalmente e como o empreendedorismo surgiu na sua vida?

Aldrey Zago Menezes: Eu me formei em Direito na PUC de Uruguaiana/RS ‚Äď interior do Rio Grande do Sul ‚Äď e na √©poca a √ļnica coisa que sabia era que n√£o queria advogar. Decidi ir para Porto Alegre, morar sozinha, fazer uma p√≥s-gradua√ß√£o (fiz na Escola Superior do Minist√©rio P√ļblico em Direitos Difusos e Coletivos) e estudar para concursos. Passei no primeiro concurso que fiz. Logo tomei posse e por um tempo tamb√©m dei aulas de ingl√™s para complementar a minha renda.

O meu conceito de estabilidade foge um pouco do concurso p√ļblico e da teoria da maioria das pessoas. Claro que ganhar sempre a mesma coisa, ter plano de sa√ļde e aposentadoria garantida s√£o √≥timos benef√≠cios e ajudam muito qualquer pessoa que esteja come√ßando uma nova fase em sua vida.

Quero deixar bem claro que servidor p√ļblico trabalha bastante e se sente frustrado √†s vezes por tanta burocracia para desenvolver algumas atividades que poderiam beneficiar a popula√ß√£o.

Mas, esse ‚Äúganhar sempre a mesma coisa‚ÄĚ tem que ter planejamento, pois, qualquer fato diferente na sua rotina e que demande uma certa quantia em dinheiro pode fazer voc√™ se perder financeiramente. Esse ganhar sempre igual me incomoda.

Nessa √©poca, meu irm√£o trabalhava como AAI ‚Äď Agente Aut√īnomo de Investimentos e me convidou para trabalhar com ele e eu aceitei o desafio. Como o trabalho era em regime de plant√£o, usei as minhas folgas para estudar para a prova da CVM, aprender sobre mercado financeiro e trabalhar na √°rea.

Acabei focando minha vida profissional na √°rea da Economia. Fui s√≥cia por alguns anos de uma empresa de AAI, a qual prestava servi√ßos para uma Corretora de Valores e C√Ęmbio. Adquiri experi√™ncia e bons contatos.

No entanto, houve algumas turbulências não só relacionadas diretamente com a empresa, mas também na minha vida pessoal e assim eu não conseguia ver crescimento, por mais que eu tentasse me esforçar não fazia qualquer diferença; quando parecia estar no caminho certo, algo acontecia de novo.

Após uma grande decepção familiar e ficar sem chão por um tempo, cheguei ao ponto de não conseguir entrar no elevador do escritório e foi nesse dia que eu tomei a melhor decisão da minha vida!

Eu n√£o sabia o que fazer, mas tinha a convic√ß√£o do que eu n√£o queria mais para mim. Ao sair do pr√©dio do escrit√≥rio, um cliente que eu atendia me telefonou e expliquei que n√£o tinha como atend√™-lo e que eu estava saindo da empresa. Nessa mesma liga√ß√£o, esse cliente me indicou o dono de uma Corretora de C√Ęmbio. Essa informa√ß√£o foi preciosa e embora n√£o tivesse nenhum plano tra√ßado, resolvei apostar.

Na mesma hora entrei em contato com essa Corretora de C√Ęmbio e mesmo sem conhecer o dono falei: ‚ÄúOi, tudo bem? Meu nome √© Aldrey, gostaria de marcar uma reuni√£o, como est√° sua agenda para amanh√£ √†s 10h‚ÄĚ? N√£o sei como, mas ele aceitou agendar a reuni√£o, que durou tr√™s horas.

O resultado? Parceria fechada de c√Ęmbio e backoffice. E assim eu estava pronta internamente para iniciar o novo projeto: AZM Assessoria em C√Ęmbio.

Como surgiu a ideia de criar a AZM C√Ęmbio e quais s√£o seus diferenciais? Quais foram os principais desafios que voc√™ enfrentou quando decidiu empreender e come√ßar sua pr√≥pria empresa? Como os superou?

A. Z. M.: O formato da AZM surgiu da minha experi√™ncia com mercado de valores, onde eu monitorava as a√ß√Ķes o dia inteiro. Eu sou uma cliente muito exigente e achei que monitorar o c√Ęmbio para as pessoas, informando as oscila√ß√Ķes diariamente e not√≠cias relacionadas seria um diferencial e um atendimento totalmente personalizado.

Quando conversamos com o cliente, analisamos a data de embarque e o destino e com isso conseguimos montar uma estratégia para buscar o melhor momento de realizar a compra. O atendimento é super personalizado e a moeda entregue na casa do cliente.

O desafio inicial foi grande, pois eu não sabia se as pessoas iriam querer esse tipo de serviço, não sabia qual seria a aceitação. Decidi arriscar e fui surpreendida por um sucesso em um lapso temporal pequeno.

E aí veio mais um desafio: como crescer sem perder a essência? Acompanho tudo de pertinho. Vejo tudo que está acontecendo, converso com a maioria dos clientes, nem que seja para o atendimento inicial.

Leitura recomendada: Livro: O Cliente é Quem Manda

Além de administrar a AZM, você também pratica triátlon. Como concilia o trabalho e a atividade física?

A. Z. M.: No in√≠cio n√£o foi f√°cil incluir o tri√°tlon na minha vida. Al√©m dos compromissos com a empresa, os plant√Ķes no funcionalismo p√ļblico e tentar organizar os dois trabalhos, tinha que ter tempo para tr√™s esportes, muscula√ß√£o para evitar les√Ķes, vida social, ir ao mercado e ainda conseguir dormir. Ufa, parecia loucura.

Decidi que não seria impossível e que eu iria, sim, me superar, era só me organizar. Primeiro, comecei nadando e correndo, até comprar a bike e entrar definitivamente para o esporte.

Consigo treinar antes e ap√≥s o expediente, mas n√£o com a frequ√™ncia que gostaria. Os treinos s√£o di√°rios, de domingo a domingo. Mantenho meus compromissos, reuni√Ķes e estudos em dia. J√° realizei tr√™s provas e peguei p√≥dio em duas delas. Tudo √© quest√£o de organiza√ß√£o e em meio a essa vida corrida veio a necessidade de uma alimenta√ß√£o mais saud√°vel.

Quando se tem vontade, é possível acordar às 6h da manhã na segunda-feira para correr, depois trabalhar o dia todo bem arrumada, fazer uma reunião, ficar feliz por ter tido um dia produtivo, desligar o computador, ir nadar e depois sair para jantar com o namorado.

Não sou uma super mulher, somente me organizo. Faço o que gosto, tenho uma alimentação mais saudável, e acredito que estar em equilíbrio é muito importante. Isso é uma prioridade.

Onde você busca inspiração para realizar seu trabalho?

A. Z. M.: A inspira√ß√£o vem no dia a dia e nos desafios. Nessa √°rea n√£o existe rotina e os clientes s√£o √≠mpares. √Č gostoso trabalhar com essa troca de dinheiro.

Dinheiro √© energia boa, os clientes trocam dinheiro para viajar, enviam dinheiro ao exterior para pagar um interc√Ęmbio, est√£o sempre felizes e mesmo aqueles que trocam para tentar um tratamento de sa√ļde no exterior est√£o buscando algo bom, uma expectativa de vida.

Acredito que a inspiração está em nós mesmos e de como enxergamos o nosso dia e as pessoas que nos rodeiam.

Quais s√£o os planos para a AZM em 2016?

A. Z. M.: A empresa est√° crescendo e at√© final de mar√ßo vamos inaugurar o escrit√≥rio novo. Com isso, teremos mais dois bra√ßos na AZM. A Assessoria em C√Ęmbio segue nos mesmos moldes, com assessoria personalizada e acompanhamento da moeda para compra e venda e transfer√™ncias/remessas internacionais.

Nesse segmento, pretendemos até o final do ano realizar a entrega de compra/venda de moedas em outros estados além de RS e SC. Em relação as transferências internacionais, possuímos clientes em todo Brasil e em várias partes do mundo.

Vistos e seguro viagem tamb√©m ser√£o novidades em 2016. AZM C√Ęmbio – Assessoria Jur√≠dica ser√° o novo bra√ßo voltado para os nossos clientes que ao realizarem sua viagem tiverem algum transtorno, como por exemplo bagagem extraviada e atraso de voo e tamb√©m para aquele cliente que precisa de um aux√≠lio mais burocr√°tico na hora do embarque, como no caso de ser diab√©tico, como levar a insulina consigo, entre outros exemplos.

O segundo braço é a AZM Negócios, a qual está com uma equipe afinada já pronta para iniciar oficialmente em abril. Essa equipe possui expertise na área de expansão e franquias de empresas.

Aldrey, agradeço muito sua entrevista. Por favor, deixe uma mensagem final aos nossos leitores.

A. Z. M.: Eu que agradeço pela oportunidade de contar um pouco mais da minha trajetória aos leitores do Dinheirama. Minha mensagem final é que nada é fácil. Desde tomar uma decisão, começar a empreender, estudar para um concurso, iniciar um esporte, arriscar. Vencer é superar alguém; vitória é superar a si mesmo. Seja um vitorioso!

Leitura recomendada: 10 Dicas para superar os Desafios de ter o Próprio Negócio

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.