Dinheirama Entrevista: Aline Rabelo Coordenadora do InvestmaniaO principal ativo das pessoas bem sucedidas é sempre a boa informação que gera e compartilha conhecimento. Conversei com Aline Rabelo, Coordenadora do Investmania uma rede social totalmente dedicada aos investidores.

Nossa conversa resultou em uma ótima entrevista,  a Aline falou sobre a economia no Brasil e no Mundo, detalhou os principais pontos de preocupação do investidor como inflação e a busca pelas melhores opções de investimento. Confira:

Estamos chegando ao final do primeiro semestre de 2013. O que podemos tirar de positivo sobre a primeira metade do ano e o que podermos esperar da economia do Brasil daqui para frente?

Aline Rabelo: O primeiro semestre está sendo marcado pela pressão inflacionária e corrida dos investidores por investimentos mais rentáveis. O fato da caderneta de poupança gerar rendimentos que fiquem abaixo da inflação faz o investidor buscar investimentos que tenham maior retorno e, consequentemente maior risco. Este movimento é lento, pois o poupador demora a perceber que o dinheiro na conta já não rende como antes.

O ponto positivo é que esta busca por novos investimentos resultará em maior conhecimento e educação financeira. É importante buscar informações precisas a cerca dos produtos de investimentos existentes e adequá-los ao seu perfil de investidor e horizonte de investimento. Daqui pra frente, continuaremos a ver o Banco Central tomando medidas para conter a inflação e garantir o crescimento da economia, que agora está previsto pelos os analistas em 2,9% ao ano.

Já que você mencionou a inflação, sob o ponto de vista do investidor quais os investimentos que podem ser interessantes para quem busca alternativa a caderneta de poupanças, que em alguns momentos já perde em rentabilidade para inflação?

A. R.: Nos últimos meses, a maioria dos investimentos perdeu para a inflação, que nos três primeiros meses do ano, teve acúmulo de 1,94%. Em um cenário de incertezas, o brasileiro deve tomar mais risco e alongar o prazo das aplicações, pois zerar investimentos agora resultaria em perdas precoces. O ideal é buscar investimentos com maior capacidade de preservar o valor contra a inflação, que é o caso da renda variável (mercado de ações) e também imóveis.

No mercado de ações, por exemplo, os setores de educação e consumo podem ter especial atenção dos investidores, tendo em vista o aumento de preços. Os investidores precisam atentar-se ao fato de que Bolsa não é só Ibovespa. Existem outras oportunidades em ações de empresas que não compõem o Índice, os investidores precisam apenas garimpar.

Muito tem se falado sobre a crise internacional na Europa e a fraca recuperação da economia americana, essa realidade poderá comprometer o crescimento que o governo brasileiro espera para 2013.

A. R.: Vimos, recentemente, declaração do presidente do Banco Central Europeu, afirmando que as melhoras vistas recentemente nos mercados financeiros devem chegar à economia real. Apesar disto, uma melhora na economia americana e, por consequência, diminuição nos estímulos monetários, pode representar aumento de dólar o que significa mais pressão inflacionária no Brasil, o que compromete a gestão do governo, no controle da inflação.

Por outro lado, a redução das projeções do PIB global, divulgados no final de maio, mostram que a retomada da economia mundial está mais distante. O impacto mais direto de uma crise internacional é a diminuição do crescimento por conta da redução das exportações. Com mercado externo menos aquecido, o Brasil terá que exportar menos matéria-prima para os países afetados pela crise e estes países com situação econômica prejudicada, reduzirão o consumo, o que causa a diminuição nas exportações e consequente queda no crescimento.

O Investmania é uma ótima opção para investidores que buscam encontrar informações e dados sobre investimentos e é uma oportunidade importante para quem busca especialização e conhecimento. Conte para o leitor do Dinheirama como tem sido o contato com os usuários da rede social.

A. R.: O que mais prezamos no Investmania é a democratização da informação. Permitir que milhares de pessoas tenham acesso à informação relevante, especialização e conhecimento é a nossa maior missão. Hoje, com a marca de 39.000 investidores, presenciamos diariamente momentos em que os investidores declaram ter realizado lucro e evitado perdas por conta das informações encontradas no Investmania.

Desde o lançamento do site, em janeiro de 2012, já foram mais de 350.000 posts, comentários e interações por meio do Feedmania – área especial do site destinada à troca de informações entre investidores e profissionais de mercado. Além disso, o canal que permite o contato direto do investidor pessoa física com as empresas de capital aberto está ganhando cada vez mais relevância e a presença dos investidores nas apresentações de divulgação de resultados das empresas e vídeos-chat sobre investimentos já ultrapassou a marca de 30 mil.

Existem muitos aspectos sobre a popularização do mercado de ações no Brasil. Em sua opinião qual o papel das corretoras, da própria BM&F – Bovespa e das iniciativas como o Investmania? Existe um caminho certo para que alcancemos um bom resultado?

A. R.: O papel dos participantes do mercado, de uma maneira geral, é educar financeiramente a população. A verdade é que nosso povo carece de conhecimento com relação à poupança, investimentos e como se planejar para o futuro. A decisão de levar uma vida financeiramente saudável vem muito antes de ter dinheiro para saber onde investir. Esta decisão inicia-se com: qual minha renda mensal? Qual o valor dos meus gastos fixos? Qual valor dos meus gastos variáveis? Como economizar? Como poupar? E, só então, onde investir melhor?

E como participantes deste cenário, o Investmania tem como proposta oferecer o máximo de informação, qualificada, para ajudar as pessoas na hora de poupar e investir. Proporcionamos um ambiente onde as pessoas podem trocar informações entre elas e também com profissionais de mercado para tomar sempre a melhor decisão para poupar e investir.

Aline, muito obrigado pela disponibilidade, deixe uma mensagem final para os leitores do Dinheirama que buscam aprender cada dia mais sobre investimentos.

A. R.: Agradeço a oportunidade de participar e apresentar o Investmania os leitores do Dinheirama. Acredito que, a maior riqueza do homem é o seu conhecimento. E nós, do Investmania, queremos oferecer todo o conhecimento sobre finanças e investimentos, de forma gratuita, para que cada brasileiro possa ter uma vida financeira mais saudável e rentável. Convidamos você a se cadastrar gratuitamente no Investmania e participar. Em breve teremos novidades. Parabéns pelo trabalho e até a próxima!

Foto de freedigitalphotos.net.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários