Dinheirama Entrevista: Aline Rabelo, Coordenadora da InvestmaniaÉ sempre motivo de alegria quando entrevistamos pessoas com grande conteúdo e que despertam interesse das pessoas a ponto de surgirem pedidos de um “repeteco”. Foi justamente por sugestão de nossos leitores (obrigado!) que convidamos novamente a Aline Rabelo, Coordenadora da Investmania, para falar novamente sobre economia, investimentos e novidades que preparam para o futuro próximo.

O resultado não foi diferente das últimas entrevistas. A Aline conseguiu demonstrar com a clareza costumeira o panorama econômico do Brasil e pintou um cenário realista que certamente contribuirá na análise de todos.

Confira e aproveite esse nosso novo papo:

Aline, tivemos nos últimos dias a percepção de que o mercado pode recuperar parte das perdas do inicio do ano. Qual sua leitura para o atual momento econômico e financeiro do Brasil?

Aline Rabelo: Estamos num cenário de muitas incertezas, vendo forte atuação do Governo para atingir as metas da inflação e Banco Central buscando conter as altas do dólar. É muito difícil prever o que vai acontecer, então recomendamos que o pequeno investidor, neste momento, busque entender seu perfil como investidor (objetivo, prazo e disposição a risco) e como a diversificar a sua carteira.

Ter o conhecimento de qual é melhor investimento na renda fixa e renda variável, dentro de seus objetivos, é a melhor estratégia para ser assertivo em seus investimentos.

Se no primeiro semestre convivemos com a inflação em alta, no segundo semestre o tema mais discutido é o câmbio. Em sua opinião, em quais ocasiões o dólar pode ser considerado um investimento interessante?

A. R.: O câmbio foi o segundo melhor investimento no mês de agosto, com alta de 4,61% e com desempenho de 16,53% no ano. Com esta alta e com todas as medidas do Banco Central para conter o aumento do dólar, fica muito difícil recomendar aos investidores que entrem neste tipo de investimento agora. Quem já entrou, pode ainda se beneficiar, mas para quem está de fora, é melhor buscar alternativas.

Sempre percebemos que no Investmania vocês tem a preocupação de oferecer aos investidores tudo o que é necessário para tomar as melhores decisões sobre investimentos. Conte um pouco para os leitores do Dinheirama como tem sido o relacionamento com seus usuários e o que vocês destacam para quem quer conhecer mais da plataforma.

A. R.: Nosso compromisso é de oferecer a melhor informação para ajudar os investidores a tomar a decisão de investimento. Neste sentido, percebemos que, dentre todas as ferramentas do Investmania, a que merece destaque é o Feedmania, local exclusivo por onde os investidores compartilham experiências e informações e também conversam com Analistas de Ações, Especialistas de Mercado e Gestores das Empresas de Capital Aberto.

Já compartilhamos de diversos momentos onde os investidores declararam ter tido lucro ou evitado prejuízos por conta de comentários pertinentes ou informação relevante que encontraram no Feedmania.

Gosto de ressaltar também o Investimento Virtual, que é o único simulador on-line do mercado que permite não só a compra e venda de ações, mas também investimentos em renda fixa. Nosso intuito é permitir que os investidores conheçam novas oportunidades no ambiente virtual, antes de partir para o investimento real.

Nós temos acompanhado de perto a evolução do mercado de ações e percebemos que, apesar do crescente interesse das pessoas em investir, muitos ainda declinam quando pensam em investir em ações. Além do desempenho pouco favorável da bolsa o que mais explica essa realidade?

A. R.: Falta informação. Sabemos que o mercado de ações ainda é pouco conhecido e, muitas vezes, tudo que as pessoas escutam é que a Bolsa subiu ou que a Bolsa caiu. Os participantes do mercado financeiro precisam assumir o compromisso de educar financeiramente a população e explicar os reais riscos e benefícios do investimento em ações.

É verdade também que muita gente entrou na Bolsa e perdeu dinheiro por não saber investir ou como escolher ações; este investidor foi embora e é difícil que volte, pois ainda lida com o trauma da perda.

Porém, vemos que quem ficou no mercado está muito mais maduro e sabendo como aproveitar dessa volatilidade e oscilação para melhorar seus ganhos. Acredito que, ao encerrarmos este ciclo de baixa e iniciarmos uma tendência de alta para o longo prazo, ficará mais fácil atrair novos investidores, principalmente se os participantes do mercado se prepararem para este momento.

Muitos analistas trabalham com a ideia de que no médio e longo prazo os juros continuarão caindo e o investidor que ainda aproveita o mercado de renda fixa inevitavelmente terá que mudar a postura e dedicar mais tempo na busca por melhores opções, principalmente em renda variável. Como a Investmania está se preparando para lidar com esse público novo que pouco ou nenhum conhecimento tem sobre investimentos?

A. R.: A população está acostumada a investir na poupança, tipo de investimento que a cada mês bate recordes de aportes. Com a queda da taxa de juros e aumento da inflação que vimos no primeiro semestre, o investidor se viu obrigado a buscar alternativas de investimentos e, portanto, correr mais risco, indo buscar ativos na renda variável.

É certo que este investidor precisou também buscar informação. Neste sentido, o Investmania dispõe de analistas certificados que podem ajudar o investidor na escolha de suas ações e também especialistas que explicam os diversos produtos de investimentos. Além disso, estamos trabalhando no desenvolvimento de uma área de aprendizado, onde o investidor possa se educar financeiramente antes de decidir onde investir.

Aline, mais uma vez muito obrigado por participar. Muitos leitores nos enviaram emails dizendo que adoraram sua última entrevista e também elogiaram o trabalho que toda a equipe da Investmania vem realizando. Por favor, deixe uma mensagem final.

A. R.: Agradeço, mas uma vez, por poder participar e contribuir com o Dinheirama. Nós, do Investmania, temos trabalhado para oferecer conteúdo qualificado e relevante que, de fato, ajude o investidor na hora de escolher onde aplicar o seu dinheiro.

Queremos apoiar o investidor em todo o processo no conhecimento sobre o mercado de investimentos e ajuda-lo a fazer a melhor escolha. Deixo o convite para realizar o cadastro gratuitamente e participar. Em breve, teremos novidades. Parabéns pelo trabalho e até mais!

Foto: divulgação.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários