Dinheirama Entrevista: Eduardo Picchioni, Sócio da SpeedTradeSempre que temos oportunidade de conhecer empresas sérias que trabalham com bolsa de valores, fazemos questão de bater um papo com seus responsáveis para que estes possam compartilhar sua visão de mercado e opinião sobre nossas decisões de investimentos. Acreditamos que estas entrevistas agregam valor porque colocam você, leitor, em contato com os especialistas nas áreas de finanças e investimentos.

Desta vez, tive o prazer de conversar com Eduardo Picchioni, sócio da H.H. Picchioni S/A – CCVM, cujo homebroker é conhecido como SpeedTrade. Eduardo é membro da diretoria das Empresas Picchioni desde 1980, nos setores do mercado financeiro e de capitais, além de ter sido membro do Conselho Consultivo da empresa PBM – Picchioni Belgo-Mineira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S/A, do setor financeiro.

Na corretora, é responsável, desde 1997, pela intermediação de produtos financeiros, tais como fundos de investimento, clube de investimento em ações, títulos de renda fixa, dentre outros. Eduardo é também diretor e sócio de diversas outras empresas e tem larga experiência no mundo empresarial. Conheça mais sobre o que ele pensa nessa nossa conversa:

Eduardo, estamos vivendo um momento de juros baixos e com tendência de queda. Isso significa que a renda fixa não será capaz de sustentar rentabilidades elevadas, como acontecia no passado. Quais são as saídas que o investidor deve buscar para maximizar seus ganhos?

Eduardo Picchioni (E.P.): Os investimentos conservadores são opções importantes para garantir tranquilidade e permitir ao investidor proteger seu patrimônio. No entanto, para alavancar a rentabilidade total de sua carteira, o investidor agora terá que conhecer melhor e aprender a investir em opções que incluem mais chances de retorno (e maior risco). As alternativas são os investimentos em ativos reais, tais como ações, imóveis ou fundos imobiliários e, eventualmente, ouro.

Você acredita que o pequeno poupador ainda teme o assunto “bolsa de valores” porque o associa a decisões mais complexas e muito risco? Conte-nos um pouco sobre a visão da SpeedTrade em relação à necessidade de educação financeira no Brasil.

E. P.: O SpeedTrade é um canal de negociação eletrônica com preço acessível, onde é possível começar a investir com apenas R$100,00. Oferecemos muitas alternativas para investimento, como o Tesouro Direto no homebroker, acesso a conta margem, reserva de ofertas públicas, entre outros. Ou seja, existem opções mais simples e conservadoras de investimento além da tradicional negociação de ações.

Além disso, temos flexibilidade nas operações e diversas ferramentas para controle de perdas, algo essencial para quem quer investir em ações de forma inteligente. Isso permite ao pequeno investidor testar suas habilidades gradativamente e limitar perdas e ganhos, agindo conforme sua própria estratégia. Aqui prezamos pelo contato frequente com o investidor e em oferecer uma experiência rica de suporte e aprendizado.

Além das vantagens que vão desde o preço acessível, apenas R$ 4,90 por ordem executada (compra e venda de ações) nos mercados à vista, de opções e fracionário até a agilidade do sistema, contamos com um canal de análise técnica e fundamentalista. Feito em parceria com a Lopes Filho, é uma fonte de informação de alta qualidade para quem procura investir. Assim, o cliente que usa nossa plataforma online – www.speedtrade.com.br – tem acesso a investimentos, mas também conhecimento.

Como o investidor deve olhar para esse “Novo Brasil”, de juros mais baixos e mais competividade? Devemos aproveitar o bom momento para pensar em formar patrimônio? Como o pequeno investidor deve começar?

E. P.: Todas as pessoas deveriam pensar em formar patrimônio e garantir maior segurança para seu futuro. O pequeno investidor pode começar por ações tradicionais e que têm maior liquidez. Petrobrás e Vale são bons exemplos dessas ações. Setores como energia, infraestrutura e financeiro também trazem um retorno via dividendos interessante, como se fosse uma renda fixa.

O fundo imobiliário é uma nova forma de investimento que viabiliza o acesso de pequenos e médios investidores aos investimentos imobiliários, com os rendimentos isentos de IR e cotas negociadas em bolsa.

Existem também os ETFs (Exchange Traded Funds), ou Fundos de Ìndice, que são negociados como uma ação e diversificados como um fundo. Um exemplo é o BOVA11, fundo composto de ações do Ibovespa. Todas estas operações podem ser executadas na plataforma da Speedtrade diretamente pelo investidor.

Ainda no contexto das oportunidades presentes no atual momento econômico nacional e mundial, o que dizer ao investidor que deseja começar a investir em ações e renda variável? É uma boa hora? Por quê?

E. P.: Entendemos que para aqueles que pensam em investir em longo prazo, o momento é interessante para se investir em Bolsa, pois os múltiplos estão atrativos – com isso, quero dizer que existem empresas cujo retorno real e história de resultados recente são provas de que seus reflexos na Bolsa podem ser aproveitados.

O Tesouro direto é uma opção que tem a garantia do governo, retorno atrelado à Taxa Selic e taxas atrativas. Entretanto, até a situação na Europa se estabilizar, ainda prevemos muita volatilidade.

A plataforma de negociações online oferecida aos usuários permitiu que qualquer um pudesse realizar suas operações. Que características um bom home broker deve possuir para garantir que a experiência do investidor seja positiva na bolsa?

E. P.: A experiência do investidor está muito relacionada à estratégia que ele adota para suas operações e investimentos. Um bom homebroker deve garantir fácil acesso às ferramentas de análise, boa interface para operar, possibilidade de customização de layout de tela, mas principalmente deve ser extremamente rápido. A rapidez na emissão de ordens pode fazer diferença no sucesso de um trade.

Em essência, o investidor deve sentir-se confortável com a escolha do homebroker e, com isso, usá-lo de maneira consistente e com uma rápida curva de aprendizagem. Afinal, trata-se de uma ferramenta para permitir que suas decisões financeiras sejam colocadas em prática.

Sempre defendemos que o atendimento é uma das principais formas de permitir que o cliente entenda o que está fazendo e possa esclarecer dúvidas de maneira mais rápida e fácil. A SpeedTrade tem pontos de atendimento presencial e por telefone? Pode nos explicar como isso muda a relação do cliente com seus investimentos?

E. P.: Acreditamos que o investidor deve sempre buscar formas de aprender mais sobre opções de multiplicar seu patrimônio. Existem muitas alternativas de investimento melhores do que a poupança neste momento, basta ter empenho e buscar boas fontes de informação.

A SpeedTrade conta com uma equipe de atendimento qualificada no mercado financeiro e treinada para proporcionar soluções rápidas e objetivas através do telefone ou chat. Todos os atendimentos são orientados e monitorados para fornecer com velocidade as respostas que o cliente procura, sem complicação. Acreditamos que um excelente atendimento faz com que o investidor se sinta mais seguro em suas operações, principalmente os iniciantes.

Eduardo, obrigado pelas excelentes explicações e por seu tempo em nos atender. Por favor deixe uma mensagem final aos leitores que desejam melhorar suas decisões de investimentos e também conhecer o trabalho da SpeedTrade. Até a próxima.

E. P.: O investidor inteligente precisa pesquisar e estudar o mercado para fazer boas operações. Suas decisões devem pautar-se por uma estratégia (que deve ser respeitada), por objetivos claros e prazos definidos. Sugiro sempre algumas regras básicas para lidar com os investimentos:

  • Tenha um plano para operar;
  • Seja paciente e controle suas emoções;
  • Operar dentro da sua capacidade financeira;
  • Opere na tendência do mercado;
  • Compre e venda com confiança;
  • Compre e venda ações com liquidez;
  • Não opere dicas;
  • Ninguém ganha 100% das vezes;
  • Sempre use ordem de stop;
  • Aprenda com os seus erros.

Obrigado pela oportunidade. Convido os leitores a conhecer nosso trabalho acessando www.speedtrade.com.br e navegando em nosso site. Um abraço e até a próxima.

Crédito da foto: divulgação.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários