A modernidade acelera numa escala logarítmica, e junto com ela vem uma série desafios. A tecnologia, que prometia facilidades capazes de poupar nosso tempo, terminou “complicando” mais as coisas, e hoje o volume de informações e tarefas que temos que tratar é absurdamente alto.

Manter-se focado e vitorioso num ambiente altamente globalizado e competitivo não é uma tarefa fácil. Como gerenciar tantas variáveis que afetam diretamente nosso desempenho? Como conduzir nossas vidas com foco em nossas metas e objetivos, sem desviar o percurso? E a pergunta que todos gostariam de encontrar a resposta: com se tornar em um expert em produtividade, metas e objetivos?

Para sabermos mais sobre este assunto, conversei com Fabiano Santana, que é Life/Business Coach e Co-fundador do Portal E-VOLV.ME. Fabiano tem mais de 18 anos de experiência no mundo corporativo, atuando em posições de Gestão, Liderança, Consultoria Executiva e Coach, já passou por grandes empresas nacionais e multinacionais, como Grupo Pão de Açúcar, Banco Santander, Rede-Itaú, Gafisa, IBM Brasil, Via Varejo, Polenghi, entre outras.

Fabiano atua também como Professor de Pós-Graduação, palestrante, é autor de 3 livros e centenas de artigos e e-books, trabalha atualmente desenvolvendo pessoas e tem foco em Coaching, Gestão do Tempo, Produtividade, Metas e Objetivos.

Fabiano, conte um pouco de sua trajetória, bem como seu interesse pelo tema de desenvolvimento pessoal e profissional.

Fabiano Santana: Primeiramente, gostaria de agradecer ao Conrado Navarro e a toda equipe do Dinheirama pelo carinho e espaço. É uma honra ter meu nome nesse Portal que é referência em nosso país! Gratidão!

Bom, parece clichê dizer que “nem tudo foi tão fácil”, ou “venho de uma família muito pobre”, ou ainda que “já sofri muito nessa vida”. Porém, acreditem, tudo isso realmente aconteceu na minha vida.

Nasci em Santos e ainda bebê vim para Piracicaba-SP com meus pais. Um começo bem sofrido, e aos 10 anos de idade eu já comecei a ajudar meu pai (vendendo frutas em feiras, varejões, Ceagesp).

Por volta dos 17 anos de idade (já com 7 anos de carreira profissional e expert em frutas), decidi conduzir minha própria vida e fui para a faculdade (área de Tecnologia da Informação, em que acumulei mais de 20 certificações, recebi o título de Most Valuable Professional da Microsoft e escrevi 2 livros).

Desde então já se passaram mais de 18 anos de uma carreira muito feliz e com muitas conquistas, prêmios (só na IBM foram 2 projetos premiados), reconhecimentos, e sempre liderando e gerenciando equipes, pessoas, projetos.

Passei por grandes empresas que têm um impacto direto no PIB do nosso país, e sou muito grato a todos (e todas) que estiveram ao meu lado, ajudando nos projetos executivos (executados nos últimos três anos da minha carreira), definindo estratégias, metas, objetivos e também organizando seus departamentos com foco em produtividade.

Gratidão eterna, pois pude aprender muita coisa, seja colocando a “mão na massa”, seja tomando um cafezinho ou planejando e gerenciando. E apesar de ter formação em TI, meu foco sempre foram as pessoas e a gestão estratégica.

Quando foi que você deixou a carreira corporativa e iniciou no empreendedorismo? Houve um momento de transição?

F. S.: Desde sempre me incomodou muito a posição de colaborador (também conhecido como empregado). Em 100% dos meus empregos, rapidamente eu subia de cargo e já assumia alguma posição de liderança, pois isso sempre foi muito visível no meu perfil profissional.

Bom, meu primeiro empreendimento digital foi por volta de 2004/2005, onde comecei a escrever livros e e-books (e faço até hoje). Desde lá eu já conduzia meu próprio negócio em paralelo com minha carreira corporativa.

Em janeiro de 2013, eu acabei saindo da IBM para aceitar um desafio em uma Consultoria em Gestão Estratégica, que foi onde abri minha segunda empresa. Era a transição se materializando aos poucos, de forma gradativa e planejada.

E, finalmente, em dezembro de 2014 foi quando eu dei um basta. Decidi parar de lutar e trabalhar pelo sonho de outras pessoas e começar a trabalhar pelos meus sonhos. Inaugurei o E-VOLV.ME, juntamente com meu grande amigo e sócio Paulo, onde temos transmitido para milhares de pessoas todo esse conhecimento de quase 20 nos de carreira.

Em paralelo, também finalizei também minha formação em Coaching, algo em já estou atuando há um bom tempo com vários clientes e ajudando-os a transformar suas vidas.

Se eu pudesse deixar uma dica aqui para você, leitor do Dinheirama, é a de que um dia as pessoas têm que sentar e responder às perguntas: “Estou fazendo aquilo que realmente amo? O que me faz acordar todos os dias e ir para o trabalho? Apenas um salário no final do mês?”. Acredite, lute e trabalhe pelos seus sonhos, esse é o caminho do sucesso.

Conte para nós sobre seus livros publicados e também sobre a fundação do Portal E-VOLV.ME.

F. S.: Meu terceiro livro já está saindo do forno, e será lançado em breve, juntamente com o programa de capacitação que se chama A Arte de Gerenciar Sua Vida (esse é o nome do livro também, que será um presente para quem ingressar nessa capacitação online).

Nesse programa de capacitação eu simplesmente materializei como consegui ter sucesso na vida pessoal e profissional. Fiz uma viagem no meu passado e comecei a analisar como as coisas foram acontecendo.

Aos poucos fui percebendo que existia um encadeamento lógico em tudo. Tudo estava ligado, conectado, era como um método sendo executado, passo a passo. Porém, obviamente, tudo acontecia de forma inconsciente.

Meu trabalho foi então transformar tudo isso em um programa de capacitação simples, passo a passo, com dicas, processos, ferramentas e sacadas sobre como alcançar seu sucesso pessoal e profissional, e melhorar infinitamente seus resultados, como foco em metas, objetivos, produtividade, gestão do tempo, e principalmente, confiando e utilizando seu potencial interno (levamos 6 meses para construir esse material… ufa…).

E essa é a base do Portal E-VOLV.ME: ajudar as pessoas a alcançarem seus sonhos, de forma muito mais consciente, executando ações que realmente agregam valor para suas vidas e com foco em resultado.

Para isso, usamos além dos meus quase 20 anos de experiência profissional, técnicas de gestão do tempo, produtividade, metas, objetivos e principalmente o Coaching. Além disso, temos em nosso portal também uma série de dicas e técnicas de aprendizagem, área em que meu sócio e amigo Paulo é expert.

Quais são os principais pontos de atenção que o leitor precisa ter em mente para manter sua rotina organizada e produtiva em meio à tantas informações que nos bombardeiam diariamente?

F. S.: Foco nas Metas e Objetivos. Se nós não sabemos onde desejamos estar em nosso futuro, é como se a vida fosse nos levando para qualquer lugar. A dica aqui é se perguntar “onde e como” você gostaria de viver a sua vida daqui a 40 ou 50 anos. Com base nessa resposta, traçar os objetivos e metas é algo que passa a ser crucial.

O segundo passo é focar somente naquilo que é importante, priorizar as tarefas que realmente vão agregar valor na sua vida pessoal e/ou profissional. Cuidado também com as distrações, como por exemplo redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mails, e outra coisas que podem desviar o seu foco. Nosso tempo é muito curto e é necessário usá-lo de forma inteligente e econômica.

Uma última dica é você analisar o que você tem feito hoje para alcançar aquela vida que você “desenhou”, o seu sonho. Se você chegar à conclusão que suas ações hoje não são congruentes com seus objetivos e metas, saiba que você está adiando o atingimento desse sonho, e pode ser que amanhã não dê mais tempo de alcança-lo. A escolha é sua.

Vi que você está lançando um Programa de Capacitação Online chamado A Arte de Gerenciar sua Vida. Conte para a gente mais detalhes e como nosso leitor poderá participar.

F. S.: Isso! Como já disse anteriormente, A Arte de Gerenciar Sua Vida é um treinamento online, super tranquilo e simples, com mais de 50 vídeo aulas, muitos e-books, dezenas de ferramentas prontas (templates), livro, palestras, sessões de coaching comigo, grupo de estudos fechado, webinarios, e muito mais!

O foco desse treinamento é ajudar as pessoas a, realmente e de uma vez por todas, organizarem sua vida pessoal e profissional. Um método simples, passo a passo, voltado para qualquer pessoa que deseja decolar sua vida, ampliar suas capacidades e habilidades e, por último, viver a vida que sempre quis.

São pouquíssimas vagas e as inscrições iniciarão neste mês (agosto de 2015). Como eu mesmo darei o suporte total e acompanharei a evolução dos participantes, não poderei abrir muitas vagas, pois não quero pecar na qualidade da entrega. Como já disse, eu sou Coach, e uma das missões do Coach é estar 100% comprometido com o resultado dos seus coachees/alunos.

Além disso, quero que as pessoas sintam e vivam o que é esse treinamento antes de ingressarem nele. Por isso, disponibilizei 4 aulas em formato de vídeo e 3 e-books, totalmente gratuitos, para que o leitor do Dinheirama deguste um pouco desse treinamento.

Se você gostar e achar que o material faz sentido para sua vida, ingresse nessa pequena turma que vai literalmente ter a chance de construir um novo caminho. Para acessar o material gratuito, esse é só clicar aqui.

Fabiano, muito obrigado pela entrevista! Por favor, deixe uma mensagem final para nossos leitores.

F. S: Mais uma vez agradeço ao Conrado Navarro e a toda equipe do Dinheirama. Agradeço também meus pais que, apesar daquela dificuldade inicial, não mediram esforços para me dar tudo de bom e melhor, e principalmente uma educação digna. Obrigado à Luciana Santana, minha esposa que está comigo há 17 anos! Esposa TOP da galáxia!

E quero dizer que estou muito feliz, realizado pessoalmente e profissionalmente, e que a melhor decisão que eu tomei na minha vida foi sair do mercado corporativo depois de quase 20 anos e abrir meu próprio negócio. Não é tão difícil quanto as pessoas imaginam, e como já dizia Walt Disney, “Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”.

Um forte abraço, sucesso a todos e reforço novamente o convite para você, leitor, construir uma nova vida através da minha ajuda com o programa de capacitação A Arte de Gerenciar Sua Vida. Até já, nos vemos em breve!

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários