Home Carreira Dinheirama entrevista: Gustavo Caetano, Empreendedor do Ano

Dinheirama entrevista: Gustavo Caetano, Empreendedor do Ano

por Bruno Biscaia
0 comentário

Dinheirama entrevista: Gustavo Caetano, Empreendedor do AnoOlá, leitor. Em março de 2010, publicamos uma entrevista exclusiva com Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech que foi eleito o Empreendedor do Ano pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (Ed. Globo) em 2009. Na ocasião, alguns leitores se mostraram interessados pelo tema e decidiram enviar algumas perguntas para o nosso entrevistado, através do nosso espaço de comentários.

Com base nesse interesse, enviamos uma segunda rodada de questões ao Gustavo utilizando algumas das perguntas enviadas pelos leitores e outras feitas por nossos editores. Mais uma vez, trazemos para você uma entrevista exclusiva com um grande nome do cenário brasileiro de empreendedorismo[bb].

Caso não tenha lido a primeira entrevista que fizemos, sugiro que o faça. Assim a imersão e o aprendizado ocorrerão de forma mais completa e o entendimento será pleno. Aproveite a conversa e fique à vontade para deixar seu comentário e iniciar um bate-papo com os demais leitores. Desejamos a você uma ótima leitura.

Inicialmente, qual foi a estratégia adotada pela Samba Tech para adicionar clientes? O que a empresa fez para apresentar seus produtos para possíveis clientes e em quanto tempo, após a empresa ter sido aberta, conquistou-se o primeiro cliente? – Pergunta enviada por Gledson

Gustavo Caetano: Quando se monta uma empresa, a primeira tentação é de abordar todos os tipos de clientes. No caso da SambaTech, focamos apenas em grupos de mídia e criamos a melhor solução para emissoras de TVs, Jornais e Revistas do país. Hoje temos quase 80% do mercado de vídeos online no Brasil.

Sobre o primeiro cliente, procuramos entender quais eram seus problemas reais e como poderíamos criar uma solução de valor. Nossa mentalidade sempre foi a de criar softwares que resolvessem problemas que ainda não haviam sido descobertos.

Gostaria de saber quais foram os principais desafios legais enfrentados pela empresa. Além disso, como se deu a elaboração dos contratos com clientes/fornecedores? Quais são, hoje, os principais problemas jurídicos que a Samba Tech enfrenta? – Pergunta enviada por Guilherme H. S. Ostrock.

GC: Contamos com um escritório de assessoria jurídica que nos auxilia na revisão e confecção de todos os contratos. Atualmente não temos nenhum problema jurídico/legal.

Como se deu a estruturação da empresa na busca por um aporte financeiro de um fundo de Venture Capital? E quais implicações, positivas e negativas, isso trouxe para a empresa?

GC: A Samba Tech contou, desde o começo, com investimento de Angels (pequenos investidores). Com isso, a empresa sempre teve que se manter organizada, transparente e prestar contas, o que exigiu maturidade e profissionalismo de toda a equipe. Quando buscamos um aporte financeiro de Venture Capital, já estávamos preparados e cientes das regras de Governança Corporativa exigidas pelo fundo.

Qual o diferencial da empresa que a identifica como melhor do que as concorrentes para seus atuais clientes? Como foi o processo de desenvolvimento e de percepção desse diferencial?

GC: Como diferenciais em relação aos nossos concorrentes, podemos destacar dois principais pontos:

  • Os nossos produtos estão 100% nas nuvens, o que garante escalabilidade (possibilidade de aumentar a capacidade dos servidores de acordo com a demanda), economia, uma vez que não é necessário investir em uma grande estrutura local, e rapidez na implantação do projeto, já que todo o processo é online;
  • A maioria dos nossos concorrentes tem como foco a solução de Web TV. Nós vamos além com os vídeos online, utilizando-os em soluções como Comunicação Corporativa, Ensino à Distância, E-commerce, vídeos para celular, UGC (conteúdo gerado pelo usuário) e muito mais.

Esses diferenciais foram percebidos e buscados a partir da parceria com o MIT (Massachussetts Institute of Technology), na qual estudantes do Instituto nos auxiliaram no desenvolvimento de nossas estratégias, e através do resultado do trabalho da nossa área de Inteligência de Mercado, que estuda e traz para dentro da empresa tendências e novidades do mercado mundial.

Obrigado Gustavo.
Mais uma vez deixo o nosso obrigado ao Gustavo pela disponibilidade e atenção. Recomendamos que conheça melhor o trabalho que ele vem desempenhando através da www.sambatech.com.br. Se preferir, siga-o no Twitter: @gustavocaetano. Um forte abraço. Aguardamos seus comentários para iniciarmos a discussão.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.