Dinheirama entrevista: Gustavo Caetano, Empreendedor do AnoOlá, leitor. Em março de 2010, publicamos uma entrevista exclusiva com Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech que foi eleito o Empreendedor do Ano pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (Ed. Globo) em 2009. Na ocasião, alguns leitores se mostraram interessados pelo tema e decidiram enviar algumas perguntas para o nosso entrevistado, através do nosso espaço de comentários.

Com base nesse interesse, enviamos uma segunda rodada de questões ao Gustavo utilizando algumas das perguntas enviadas pelos leitores e outras feitas por nossos editores. Mais uma vez, trazemos para você uma entrevista exclusiva com um grande nome do cenário brasileiro de empreendedorismo[bb].

Caso não tenha lido a primeira entrevista que fizemos, sugiro que o faça. Assim a imersão e o aprendizado ocorrerão de forma mais completa e o entendimento será pleno. Aproveite a conversa e fique à vontade para deixar seu comentário e iniciar um bate-papo com os demais leitores. Desejamos a você uma ótima leitura.

Inicialmente, qual foi a estratégia adotada pela Samba Tech para adicionar clientes? O que a empresa fez para apresentar seus produtos para possíveis clientes e em quanto tempo, após a empresa ter sido aberta, conquistou-se o primeiro cliente? – Pergunta enviada por Gledson

Gustavo Caetano: Quando se monta uma empresa, a primeira tentação é de abordar todos os tipos de clientes. No caso da SambaTech, focamos apenas em grupos de mídia e criamos a melhor solução para emissoras de TVs, Jornais e Revistas do país. Hoje temos quase 80% do mercado de vídeos online no Brasil.

Sobre o primeiro cliente, procuramos entender quais eram seus problemas reais e como poderíamos criar uma solução de valor. Nossa mentalidade sempre foi a de criar softwares que resolvessem problemas que ainda não haviam sido descobertos.

Gostaria de saber quais foram os principais desafios legais enfrentados pela empresa. Além disso, como se deu a elaboração dos contratos com clientes/fornecedores? Quais são, hoje, os principais problemas jurídicos que a Samba Tech enfrenta? – Pergunta enviada por Guilherme H. S. Ostrock.

GC: Contamos com um escritório de assessoria jurídica que nos auxilia na revisão e confecção de todos os contratos. Atualmente não temos nenhum problema jurídico/legal.

Como se deu a estruturação da empresa na busca por um aporte financeiro de um fundo de Venture Capital? E quais implicações, positivas e negativas, isso trouxe para a empresa?

GC: A Samba Tech contou, desde o começo, com investimento de Angels (pequenos investidores). Com isso, a empresa sempre teve que se manter organizada, transparente e prestar contas, o que exigiu maturidade e profissionalismo de toda a equipe. Quando buscamos um aporte financeiro de Venture Capital, já estávamos preparados e cientes das regras de Governança Corporativa exigidas pelo fundo.

Qual o diferencial da empresa que a identifica como melhor do que as concorrentes para seus atuais clientes? Como foi o processo de desenvolvimento e de percepção desse diferencial?

GC: Como diferenciais em relação aos nossos concorrentes, podemos destacar dois principais pontos:

  • Os nossos produtos estão 100% nas nuvens, o que garante escalabilidade (possibilidade de aumentar a capacidade dos servidores de acordo com a demanda), economia, uma vez que não é necessário investir em uma grande estrutura local, e rapidez na implantação do projeto, já que todo o processo é online;
  • A maioria dos nossos concorrentes tem como foco a solução de Web TV. Nós vamos além com os vídeos online, utilizando-os em soluções como Comunicação Corporativa, Ensino à Distância, E-commerce, vídeos para celular, UGC (conteúdo gerado pelo usuário) e muito mais.

Esses diferenciais foram percebidos e buscados a partir da parceria com o MIT (Massachussetts Institute of Technology), na qual estudantes do Instituto nos auxiliaram no desenvolvimento de nossas estratégias, e através do resultado do trabalho da nossa área de Inteligência de Mercado, que estuda e traz para dentro da empresa tendências e novidades do mercado mundial.

Obrigado Gustavo.
Mais uma vez deixo o nosso obrigado ao Gustavo pela disponibilidade e atenção. Recomendamos que conheça melhor o trabalho que ele vem desempenhando através da www.sambatech.com.br. Se preferir, siga-o no Twitter: @gustavocaetano. Um forte abraço. Aguardamos seus comentários para iniciarmos a discussão.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários