Dinheirama entrevista: Helenita Fernandes, Coordenadora Acadêmica do IbmecSempre recebemos sugestões de leitores interessados em formação profissional. Afinal, o que devemos levar em consideração quando o assunto é uma especialização ou MBA, por exemplo? É sabido que em nosso país investir em qualificação costuma dar excelentes resultados – e isso vale para quem gosta da área de finanças também, é claro.

Para falar sobre isso, conversei com Helenita Fernandes, Coordenadora Acadêmica do Ibmec Business School e líder do Movimento RH. Tratamos basicamente de como o Ibmec enxerga a questão dos cursos de MBA online voltados para finanças e projetos, bem como dos ganhos que cursos deste tipo podem agregar ao legado profissional do participante.

Confira como foi nosso papo:

Helenita, vocês oferecem hoje cursos online voltados para profissionais qualificados. Quais os públicos-alvo dos MBAs Online de Finanças e Gestão de Projetos, por exemplo?

Helenita Fernandes: O público-alvo de ambos é composto por profissionais formados nas mais diversas áreas, o que promove diversidade nas turmas e novos olhares para as muitas questões que são trabalhadas nas disciplinas dos cursos. Finanças e Projetos são áreas importantes dentro de qualquer empresa, portanto podem trazer diferenciais competitivos para profissionais de destaque que queiram aperfeiçoar-se nesses quesitos.

As pessoas estão mais habituadas a aprender da maneira tradicional, com aulas presenciais. Quais os principais alicerces da metodologia usada para os cursos online?

H. F.: Para que haja uma construção coletiva do conhecimento, temos como base uma proposta metodológica que une processos pedagógicos, tecnologias interativas e ferramentas diversas, sempre acompanhadas de tutoria e participação ativa dos professores.

Nossos alunos contam com curso modular, conteúdo aprofundado preparado por professores-autores, mediação especializada e campus virtual com atividades síncronas (reuniões online em tempo real) e assíncronas (fóruns de discussão). Com tudo isso, possibilitamos o alcance dos objetivos propostos com qualidade e muita atenção ao aprendizado do aluno.

Outra curiosidade de nossos leitores: como é feita a avaliação de aprendizagem dos cursos online?

H. F.: Nossas reuniões em tempo real e as discussões propostas através do campus virtual preparam os alunos, de maneira mais imediata, para a avaliação pedagógica, que é feita por meio de prova presencial e atividades online.

Pensando no profissional que busca cursos de MBA, como essa qualificação pode gerar ganho e gerar diferenciais em sua carreira?

H. F.: O MBA em Finanças prepara os alunos para assumir posições de destaque na área financeira de grandes corporações, para atuar como administradores de fundos e carteiras, gestores de fundos de pensão ou executivos de bancos, para atuar em empresas de consultoria e auditoria ou ainda como consultores de investimentos.

Já o MBA Executivo em Gestão de Projetos desenvolve profissionais com visão abrangente e estratégica do ambiente de negócios, habilitados a gerenciar projetos de alta complexidade e com domínio das mais avançadas técnicas de gestão. Promove dinamismo nos processos cíclicos, pensamento integrado e ações focadas no alcance dos objetivos propostos.

Além disso, enfatiza o trabalho em equipe e mobiliza competências de comunicação e gera conhecimentos necessários para uma avaliação adequada da viabilidade financeira e do dimensionamento dos riscos em projetos.

Ou seja, são cursos focados em competências capazes cruciais dentro de suas áreas de atuação. Os diferenciais na carreira virão do maior conhecimento e da possibilidade de colocar em prática esse aprendizado, obtido em uma instituição reconhecida e respeitada pelo mercado.

Escolher onde estudar faz muita diferença e sempre lembramos nossos leitores disso. Quais as vantagens do Ibmec em relação aos demais MBAs Online?

H. F.: Nossos professores online, em conjunto com nossos alicerces metologógicos, são nosso grande diferencial. Eles são essenciais para podermos oferecer um serviço educacional de alto nível, pois atuam com mediadores das turmas online e orientadores do estudo (com base em conteúdos desenvolvidos pelos professores-autores).

Além disso, também agem como coaches e dinamizadores da inteligência coletiva, além de possuírem ampla experiência acadêmica e de mercado. São pessoas reconhecidas, com extenso conhecimento prático e teórico do que ensinam.

Como anda o mercado para os profissionais de Finanças e Gerência de Projetos? O que um MBA como este pode representar no futuro do aluno?

H. F.: O mercado está extremamente competitivo, e estar preparado e atualizado profissionalmente é uma exigência cada vez mais forte. O básico relacionado a cada uma das áreas é normalmente aprendido em cursos tradicionais de graduação, então o diferencial precisa vir na formação opcional do profissional.

Neste sentido, os cursos online que oferecemos vão além, pois trabalham competências inerentes a seus estudantes muito buscadas nas empresas, como disciplina, autonomia, fluidez digital e interação.

Obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo trabalho.

H. F.: Eu que agradeço pela oportunidade e os parabenizo por insistirem tanto, e com tanta qualidade, na educação financeira de nossos brasileiros. Convido o leitor a conhecer mais sobre nosso trabalho em www.ibmeconline.com.br. Com relação aos cursos mencionados, as inscrições se encerram amanhã, dia 18 de maio de 2012. Para matricular-se, use os links abaixo:

Obrigada e até a próxima.

Crédito da foto: divulgação.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários