Muitas pessoas tem o desejo de investir em renda variável, mas terminam concluindo que isso é algo muito complexo e que requer muito tempo para ficar monitorando o sobe e desce das ações, bem como acompanhar as notícias relevantes do setor.

Para sabermos mais sobre este assunto, conversei com Lucas Andrade, que é Economista pela FGV-SP e fundador do site Investidor Inteligente. Lucas trabalhou no mercado financeiro como analista de diversos fundos de investimento, e atualmente é investidor.

Lucas também atua como educador, onde tem como objetivo principal levar a Bolsa de Valores e outros investimentos para quem ainda não os conhece.

Lucas, conte um pouco de sua história. Como foi que começou a se interessar pelo mercado financeiro?

Lucas Andrade: Sempre fui alguém bastante interessado em tentar compreender o mundo. Sendo de uma família de classe-média comum, que se esforçou para dar a mim e meus irmãos uma boa educação, desde cedo observava alguns empresários e empreendedores bem-sucedidos e isso me impressionava. Queria entender mais sobre este sucesso.

Certa vez, numa livraria, me deparei com um livro simples, mas que abriu um novo mundo para mim: era o “TAO de Warren Buffett”. Descobri que investir em ações era um caminho eficaz para enriquecer sem ter de ser um empresário nato. É um atalho acessível a qualquer pessoa! Isso despertou meu interesse pelo assunto.

Comprei minha primeira ação aos 17 anos, uma única ação do Banco Itaú! Comprei para perder o medo. A partir daí meu interesse não parou de crescer. Mais tarde fui estudar Economia e depois terminei trabalhando no mercado financeiro, onde realmente comecei a entender como as coisas funcionavam na prática.

Quando foi que você decidiu abandonar sua carreira corporativa como analista de investimentos para se dedicar aos seus próprios investimentos? O que te motivou a isso?

L. A.: Felizmente, tive a alegria de encontrar boas oportunidades em minha carreira no mercado financeiro. Elas me permitiram ganhar experiência mais rápido do que imaginava. Fui responsável pela área de análises em um fundo de investimento em ações e trabalhei em um banco de investimentos.

Depois de um tempo, meu desejo por empreender foi aumentando. Vendo que muitas pessoas me pediam conselhos sobre investimentos, e percebendo o quanto a maioria dos brasileiros têm um entendimento errado sobre investir em ações, decidi iniciar uma nova trajetória.

Fale para nós sobre sua ideia de criar o site Investidor Inteligente, bem como sobre sua missão como educador financeiro.

L. A.: De forma contrária ao que muita gente pensa, investir em ações é o investimento mais rentável a médio e longo-prazo. Jeremy Siegel, da Wharton School, no seu livro “Stocks for The Long Run”, mostrou muito bem isso.

Agora, a maioria dos brasileiros ainda tem uma visão bastante errada sobre o mercado de ações. Veja: nos Estados Unidos mais de 60% da população investe em ações, contra menos de 1% dos brasileiros.

Isso é realmente uma pena, porque todos os brasileiros poderiam hoje ser sócios de empresas excelentes e ver seu patrimônio aumentar junto ao crescimento dessas empresas. É um assunto que parece complexo à primeira vista e muitas vezes não queremos nos dedicar tanto tempo a isso, com razão.

Por isso minha missão com o Investidor Inteligente é levar a Bolsa de Valores de forma simples e inteligente para cada brasileiro.

Você está lançando um treinamento sobre como investir na bolsa de valores de forma inteligente. Conte-nos mais detalhes sobre este projeto.

L. A.: Investir em ações pode e deve ser simples. Agora, é preciso entender e fazer da forma correta. O mercado vai ser uma jogatina apenas se você quiser usá-lo dessa forma. Trabalhando no mercado pude ver o quanto quase tudo que a maioria das pessoas costuma pensar sobre ações está errado, infelizmente.

Então, além de todos os conteúdos gratuitos publicados no meu site, também desenvolvi um novo treinamento sobre como investir em ações ainda em 2014 e que agora está sendo relançado.

Quero ajudar a maior quantidade de pessoas possíveis, e quem desejar, já pode assistir parte desse treinamento através de uma série de vídeos gratuitos (clique aqui para acessar).

Ninguém vinha explicando coisas como o Investimento em Valor (que é a estratégia utilizada pela maioria dos grandes gestores) de forma clara e conectada ao mundo real do mercado financeiro. Esse é o propósito desse projeto, junto ao meu Guia de Ações e Setores da Bolsa de Valores.

Lucas, muito obrigado pela entrevista! Por favor, deixe uma mensagem final para nossos leitores.

L. A.: Acredito que o maior grau de sofisticação é a simplicidade. Investir em ações pode e deve ser simples. Para isso basta ter a compreensão correta das coisas. É um prazer enorme ajudar as pessoas nessa trajetória para investir e conquistar seus sonhos! Queria convidar a todos para conhecer o site do Investidor Inteligente e agradeço muito a oportunidade de contribuir para o portal de vocês! Um grande abraço e até a próxima.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários