Home Mercados Dinheirama Entrevista: Raissa Klain, COO da Webhome

Dinheirama Entrevista: Raissa Klain, COO da Webhome

por Ricardo Pereira
0 coment√°rio

Nunca na hist√≥ria desse pa√≠s as pessoas tiveram tantas d√ļvidas na hora de contratar empregadores dom√©sticos. As mudan√ßas que nasceram da expectativa de melhorar a rela√ß√£o entre empregadores e empregados trouxe, na pr√°tica, muitas d√ļvidas e apreens√£o para os ambos os lados.

A legisla√ß√£o recente ainda esbarra na falta de conhecimento e necessidades espec√≠ficas que levam ainda mais d√ļvidas a todos os interessados. Para falar um pouco mais sobre o assunto, conversei com Raissa Klain, Chefe de Opera√ß√Ķes (COO) da Webhome.

Raissa é publicitária, com quatro títulos acadêmicos do Congresso nacional de Comunicação. Começou a empreender aos 23 anos e através de suas primeiras aventuras empreendedoras começou um Blog em 2013 e recebeu menção pelo Startupi como uma das pessoas que mais colaboraram com ecossistema de Startups no Brasil.

Hoje atua como COO da startup Webhome. O Webhome √© um facilitador para empregadores dom√©sticos. Um sistema que organiza todos os documentos necess√°rios para a contrata√ß√£o de funcion√°rios dentro da legisla√ß√£o brasileira, gera guias de FGTS e INSS, calcula faltas, 13¬ļ sal√°rio e horas extras. Al√©m disso, conta com advogados online, e-mail e Facebook, para esclarecimento de d√ļvidas.

Acompanhe nossa conversa:

Um dos grandes entraves para a contratação de profissionais domésticos é a burocracia. Como o Webhome facilita a vida dos empregadores?

Raissa Klain: Como as leis e a regularização da classe dos domésticos são recentes e ainda sofrem algumas mudanças, são poucos os contadores que se especializaram no atendimento de pessoa física; e quando é o caso, o preço para se receber todos os documentos mensalmente calculados corretamente acaba gerando um custo maior do que o esperado.

O Webhome possui uma interface amig√°vel e simples de utilizar. Procuramos traduzir todo o “juridiqu√™s trabalhista” em uma linguagem mais simples, desde o atendimento inicial at√© o momento de fazer um contrato de rescis√£o.

Ao fornecer os principais dados do funcionário doméstico e a situação atual do mesmo, nós orientamos o empregador em todos os processos para regularizar suas pendências caso seja necessário.

Ap√≥s efetivado o cadastro, automaticamente todas as guias e recibos ser√£o calculados, preenchidos e enviados para o e-mail do assinante. A √ļnica tarefa do empregador √© imprimir, assinar e efetuar o pagamento do sal√°rio de seu funcion√°rio.

Além disso, o contrato do funcionário cadastrado passa a ser monitorado e enviamos para seu empregador os principais alertas, tais como: férias, décimo terceiro salário, pagamento de encargos, aviso de retorno de licença de maternidade e etc.

O que o Webhome oferece para empregadores e empregados?

R. K.: O Webhome oferece a segurança para ambos na relação de trabalho. A maioria dos processos trabalhistas ocorre não por má-fé dos empregadores domésticos, mas sim pela falta de informação.

Ao deixar bem claros os direitos e deveres do patrão em relação ao seu funcionário doméstico, passa a existir uma relação de transparência e, automaticamente, gera-se confiança do funcionário doméstico. Eliminamos aquele sentimento de estar em desvantagem ou sendo explorado pelo outro lado.

Quais os principais desafios que o setor atravessa atualmente?

R. K.: Acho que o maior desafio da empresa hoje é a conscientização do benefício e das vantagens que o empregador tem ao estar com a situação regular perante seu funcionário doméstico. De 2014 para 2015, os processos trabalhistas cresceram cerca de 25% e os prejuízos dos acordos podem chegar até o valor de um carro (popular) zero.

Muitas vezes, os empregadores estão confortáveis com um empregado doméstico que está há muitos anos na família e geralmente esses são os casos mais problemáticos, pois quando você não tem um registro do contrato, o juiz sempre tomará como premissa a verdade dita pelo funcionário doméstico.

Se voc√™ n√£o tem um controle de horas, o juiz parte da premissa que o funcion√°rio estava √† disposi√ß√£o 24 horas por dia, 7 dias por semana. Al√©m disso, nos casos de muitos anos de ‚Äúcontrato‚ÄĚ entram as corre√ß√Ķes de infla√ß√£o, juros somados √†s horas extras, multas e ainda a despesa com um advogado trabalhista para reduzir o dano.

Como tem sido a experiência em oferecer assistência jurídica por e-mail e Facebook?

R. K.: Procuramos explorar e diversificar os canais de comunica√ß√£o com os nossos usu√°rios. Notamos que algumas pessoas sentem-se mais √† vontade em mandar um e-mail ou tirar suas d√ļvidas via o recurso de chat, que n√≥s oferecemos atrav√©s do site.

Al√©m disso, tamb√©m trabalhamos com redes sociais, tais como YouTube e Facebook para agilizar algumas d√ļvidas de quest√Ķes mais recorrentes.

Pensando no futuro, quais os próximos passos da Webhome?

R. K.: Estamos no processo de expansão e desenhando novos projetos que atenderão outras demandas dos empregadores domésticos, tornando o serviço e a experiência mais completa.

Raissa, muito obrigado pelo seu tempo. Por favor deixe uma mensagem final para o leitor do Dinheirama que quer saber um pouco mais sobre a Webhome.

R. K.: Primeiramente obrigada pela oportunidade de falar diretamente com os leitores do Dinheirama. Gostaria que os mesmos pudessem comprovar os benefícios e a tranquilidade de ter uma plataforma gerenciadora de custo acessível.

Todos os feedbacks s√£o de extrema import√Ęncia para o desenvolvimento do produto, ent√£o abrimos a oportunidade de um m√™s gr√°tis para experimenta√ß√£o, e atrav√©s deste link os leitores ter√£o ainda acesso a descontos especiais para a contrata√ß√£o de qualquer um dos pacotes.

Caso tenha alguma d√ļvida ou precise de ajuda para regularizar a situa√ß√£o de um funcion√°rio dom√©stico, teremos o imenso prazer em ajudar! At√© a pr√≥xima e parab√©ns pelo trabalho de educa√ß√£o financeira que realizam.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.