33dias Topo
Home Mercados Dinheirama Entrevista: Vinicius Roveda e Marcelo dos Santos, da ContaAzul

Dinheirama Entrevista: Vinicius Roveda e Marcelo dos Santos, da ContaAzul

por Giovanni Coutinho
3 min leitura
Dinheirama Entrevista: Vinicius Roveda (CEO) e Marcelo dos Santos (CGO), da ContaAzul

Muitos de nós sabemos dos desafios que permeiam a vida do empreendedor no Brasil. Se começar um negócio é algo para os fortes, manter o negócio em funcionamento e gerando lucros é uma tarefa hercúlea.

Para saber mais sobre este tema e também sobre soluções que facilitam o dia a dia do empreendedor, conversamos com Vinicius Roveda e Marcelo dos Santos, da empresa ContaAzul.

Vinicius atua há 15 anos no mercado de tecnologia e internet. Possui formação em Ciências da Computação, MBA em Gestão Empresarial e especialização em Gestão de Produtos. É fundador e CEO da ContaAzul, fornecedora de software de gestão online para MPEs (micro e pequenas empresas) de todo o Brasil. A ContaAzul foi acelerada pela americana 500Startups e já recebeu aportes de diversos investidores mundiais desde 2009.

Marcelo é formado em Ciência Contábeis, tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhou diversos prêmios como o Marketing Company on Technology Marketing e Grandes Sacadas de Marketing. Atualmente, é CGO (Chief Growth Officer) da ContaAzul.

Vinicius e Marcelo, observamos algumas notícias ao longo de 2015, informando que o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo.  No entanto, criar um negócio não é algo tão simples assim. Na opinião de vocês, quais são algumas das características que os empreendedores precisam possuir?

Vinicius Roveda: A sensação presente entre os brasileiros de que somos mais empreendedores do que a média, está presente em outros países ao redor do mundo também, não é algo que acontece somente no Brasil.  Acredito que o empreendedorismo é um fenômeno mundial, não exclusivo do Brasil.

Existem 2 tipos de empreendedores: o empreendedor por necessidade e o empreendedor por oportunidade. O empreendedor por necessidade é aquele que não encontra uma opção de emprego e acaba empreendendo por não ter escolha, enquanto o empreendedor por oportunidade é aquele que possui uma boa percepção das oportunidades em torno das experiências que ele viveu, busca entender o mercado e estrutura o lançamento de um produto ou serviço inovador.

Na minha opinião, e há pesquisas que confirmam isso, temos poucos empreendedores por oportunidade aqui no Brasil e é muito comum termos um aumento de empreendedores por necessidades em momentos de crise como a que estamos vivendo agora. Precisamos melhorar isso.

Acredito que a principal característica dos empreendedores por oportunidade é o fato deles serem apaixonados pelo que fazem e aplicarem  todas as experiências de suas vidas para entender uma forma de inovar, criar algo novo e oferecer uma nova experiência. Isso pode acontecer em qualquer mercado ou nível. Mas em ambos tipos de empreendedores, o sucesso está relacionado a se diferenciar, se preparar e ser persistente.

Marcelo dos Santos: No caso da diferenciação, imaginemos um exemplo que parece simples: um vendedor de tapioca pode  desenvolver uma oferta diferente, com ingredientes ou processos inovadores e criar uma rede de distribuição ao ponto de sua empresa se tornar global.  Basta querer fazer e ser apaixonado pelo que faz.

Preparar-se é fundamental, e para isto o empreendedor precisar ter muita consciência dos seus pontos fortes e fracos e buscar através do autodesenvolvimento e/ou na estruturação do seu time, as competências que faltam para executar o seu negócio.

Há também um outro lado dessa questão, que é o também alto índice de mortalidade dos negócios no Brasil. Muitos deles não conseguem se manter em funcionamento por mais de 2 anos. Por que isso acontece?

V. R.: Infelizmente no Brasil ainda temos um nível de mortalidade das empresas muito alto. Segundo a Demografia das Empresas do IBGE aproximadamente 50% das empresas fecham as portas dentro dos três primeiros anos por falta de planejamento e gestão. Muitos empreendedores acreditam que por serem bons em vender, ou produzir ou prestar um serviço, podem subestimar a importância de fazer boa gestão dos recursos financeiros e das pessoas.

Persistir, principalmente num país como o Brasil, também é fundamental. A vida de um empreendedor é comparada a uma montanha russa e este sentimento tem ciclos. Há momentos do dia que se tem certeza de que tudo dará certo e uma hora depois está convicto de que não conseguirá. Obviamente a persistência sem a diferenciação e a preparação diminuem muito as chances de sucesso, pois você vai persistir em um caminho errado.

M. S.: Eu conheço pouquíssimos empreendedores que levantam pela manhã e dizem: “Puxa, hoje vou chegar na empresa e vou fazer o que mais gosto que é: olhar o fluxo de caixa, fazer a conciliação bancária ou ver se foi feita (quando há uma pessoa responsável pelo financeiro), vou ver como está o prazo médio de pagamento e recebimento, como está minha inadimplência”.

Geralmente os empreendedores levantam pela manhã e se preocupam em vender, produzir, estar em contato com o cliente, etc. E isto é extremamente importante, porém não adianta vender bem, ter um ótimo nível de atendimento, ter um produto ou serviço fantásticos sem cuidar da gestão financeira da empresa. Esta, infelizmente é a maior razão de falência das pequenas empresas. A gestão financeira fica delegada e na maioria das vezes “de largada” às pessoas que não estão preparadas para isso.

No mundo das finanças pessoais, o primeiro passo para o sucesso é aprender a controlar o orçamento (quanto ganha, quanto gasta e como está gastando). No mundo dos negócios não é diferente. Expliquem para nossos leitores quais são os itens importantes e que devem ser controlados para o bom andamento da empresa.

V. R.: O principal ponto é o registro e a manutenção dos dados sempre confiáveis e atualizados. Qualquer sistema de controle só vai funcionar quando tivermos esses dados sempre atualizados, dessa forma conseguiremos saber quanto e como foi gasto, quanto e de quem foi recebido (ou não recebido), qual nosso faturamento, quais são nossos principais clientes, quem são os principais fornecedores, como está o nível de estoque, qual o produto mais vendido, qual o custo para efetuar esta venda ou seja, teremos controle do negócio.

O fluxo de caixa responde questões sobre a vida financeira da empresa. Também dá visibilidade futura sobre o que será preciso fazer para ter uma boa situação de caixa.

O demonstrativo de resultados é outra ferramenta super importante. Ele dá aos sócios capacidade de analisarem se a empresa apresenta lucro ou prejuízo e em ambos os casos, saber o porquê  isso acontece.

M. S.: Separar as despesas pessoais das despesas da empresa é vital para o sucesso de qualquer negócio. O primeiro ponto é definir um valor de pró-labore e além disso, sempre utilizar contas separadas: uma coisa é a conta da empresa, outra coisa é a conta dos sócios. Pode parecer algo básico, mas diariamente vemos milhares de empreendedores que não separam as contas e isto causa grande confusão.

Em todos estes casos, ter ao seu lado um bom contador é fundamental. O Contador está acostumado a lidar com todas as questões e é fundamental para o sucesso da pequena empresa. Infelizmente ele é visto pelos pequenos empresários como “um mal necessário”, porém costumo dizer que é um “bem fundamental” e das duas uma: ou você tem um contador ruim ou você está subutilizando ele. Ele tem condições de dar insights valiosíssimos para seu negócio e conhece fluxo de caixa, demonstrativo de resultado como ninguém. Lembre-se que ele estudou para isto e ainda conhece a fundo no minimo uma centena de empresas que são seus clientes.

Vinicius, muitos já ouviram falar de sistemas de gestão financeira, mas não sabem exatamente o que são e nem qual é a sua utilidade na gestão dos negócios. Você poderia explicar isso para nós?

V. R.: Estes sistemas substituem a infinidade de planilhas de controle que as empresas têm atualmente e são mais fáceis e baratos para operar. Imagine que, ao comprar algo, você registra a compra no sistema e automaticamente ele atualiza o estoque, atualiza o contas a pagar e por consequência o fluxo de caixa. Quando você vende é a mesma coisa: o sistema emite a nota fiscal, baixa o estoque, alimenta o contas a receber e o fluxo de caixa, automaticamente.

Note que com apenas estas duas informações (compra e venda) você tem condições de saber seu nível de estoque, o que foi vendido, o que foi comprado, para quem foi vendido, por quanto e quando vai ser recebido etc.

Infelizmente muita gente acha que a tecnologia é algo caro e não é para as pequenas empresas. Isto é um erro gigantesco. Atualmente por R$ 29,00 por mês você já pode gerenciar uma empresa sem precisar comprar computador novo, servidores, gastar com treinamentos, implantações de sistemas, etc.

Visitei o site do ContaAzul e notei que o sistema oferece  várias funcionalidades para facilitar a gestão para o pequeno empresário. Por favor, explique para nossos leitores como funciona o ContaAzul e como os serviços podem ser contratados.

V. R.: O ContaAzul é o melhor sistema de gestão online para pequenas empresas. Com ele você controla seu financeiro, suas vendas, seu estoque e emite nota fiscal eletrônica sem complicação.

Nossas Funcionalidades simplificam a gestão da pequena empresa, tornando-a mais rápida e eficiente.

Você faz o processo de compras e vendas e de forma integrada você terá as informações necessárias para o controle financeiro.

Pelo Controle Financeiro é possível acompanhar em tempo real todas as movimentações da empresa.

Os Relatórios Online facilitam a tomada de decisões a partir da visualização clara dos números.

Com a Integração Bancária você não perde tempo em lançamentos manuais, pois ela importa seu extrato bancário automaticamente para fazer conciliação.

Emissão de NFe permite emitir e gerenciar todas as Notas Fiscais Eletrônicas em um único sistema, assim como a Emissão de Boletos que emite boletos simples e registrados de maneira prática e rápida.

Nossos planos custam entre R$29 a R$199 mensais de acordo com a necessidade de sua empresa. Sem taxa de implantação, sem contratos de longo prazo e sem taxas escondidas. Você ainda pode experimentar grátis por sete dias.

Marcelo, é comum o pequeno empresário ter dúvidas sobre o processo de migração da emissão de notas fiscais em papel  para o modelo da nota fiscal eletrônica. Você poderia esclarecer alguns pontos principais sobre isso?

M. R.: A nota fiscal eletrônica é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar circulação de mercadorias e prestação de serviços.

A maioria das pequenas empresas possuem estruturas e pessoal reduzidos, fazendo com que, muitas vezes, o próprio empreendedor assuma o papel de controlador das finanças.

Com um procedimento mais prático e eficaz, tanto para a fiscalização do governo, quanto para a emissão e o manuseio pelas empresas, a nota fiscal eletrônica foi desenvolvida para modernizar o processo de emissão no país. O projeto visa substituir o modelo tradicional de papel no Brasil.

Para facilitar ainda mais o gerenciamento das notas fiscais, as pequenas empresas podem utilizar um sistema de gestão online que emite as notas fiscais sem precisar redigitar tudo o que já foi registrado no momento da proposta de venda, além de possibilitar o controle das finanças de forma simples e integrada.

Com um programa de emissão de nota fiscal eletrônica, sua empresa ganhará tempo digitando as informações apenas uma vez em um único sistema e reaproveitando-as sempre que possível ao longo do processo de compra e venda.

Agradecemos o tempo e também a atenção de vocês com os leitores do Dinheirama, que puderam aprender sobre empreendedorismo e principalmente sobre como gerenciar o negócio. Por favor, deixem uma mensagem final para nossos leitores.

M. R.: O ContaAzul é um produto feito para aumentar as chances de sucesso das pequenas empresas e ele é continuamente melhorado baseado no comportamento e necessidades deste mercado.

Somos 260 pessoas com uma única missão: fazer com que as pequenas empresas tenham sucesso. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que isto aconteça. Esta é uma das razões que desenvolvemos continuamente materiais que ajudam os pequenos empresários a se prepararem para gerirem suas empresas, está tudo publicado no nosso blog e nos diferentes canais do nosso site.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.