Seguindo sugestões de nossos leitores, faremos todo domingo de noite uma seleção, com resumo, dos cinco artigos mais lidos, comentados e compartilhados da semana anterior. A ideia é oferecer a você um panorama das preferências de mais leitores do Dinheirama e reunir os artigos de forma a oferecer um começo de semana mais proveitoso.

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

Redes Sociais e Status, uma combinação perigosa para o bolso

Existe um grande mal que faz parte de nossa sociedade e que sempre se renova: a necessidade e a pressão para ter e ostentar cada vez mais. Se não bastasse ter, é necessário ter o melhor (mais caro e mais moderno) e, ainda por cima, exibir tais “conquistas”.

E que lugar é mais apropriado para tanta qualidade de vida artificial e ostentação do que as redes sociais? Navegando por determinados perfis, é clara a intenção de mostrar-se absolutamente diferente da realidade. A conta de uma vida assim é bastante cara e bem real.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Dinheirama Entrevista: Nathalia Arcuri, Autora do Blog “Me Poupe!”

Um movimento tem chamado positivamente minha atenção: a cada dia que passa novas e ótimas iniciativas de educação financeira surgem no Brasil, alavancadas por gente jovem e engajada com a verdadeira transformação do comportamento dos brasileiros.

Uma dessas pessoas é Nathalia Arcuri, Jornalista, Blogueira, Educadora e Planejadora Financeira. Formada em jornalismo pela Uni Fiam Faam em 2006, Nathalia atuou como Estagiária SBT entre 2005 e 2006, Repórter, Produtora, Editora e Apresentadora SBT entre 2007 e 2009 e é Repórter e Apresentadora Rede Record de TV desde 2009.

Clique aqui para ler a entrevista completa.

Carros: você aceita pagar mais caro (apenas) pelo posicionamento?

Quando você faz uma compra, existem motivos para a sua escolha. Entre eles, merece destaque o “valor” que você atribui ao produto ou serviço, razão pela qual aceita pagar o preço estipulado. Mas, e se a sua percepção não for eficaz para saber avaliar aquilo que está sendo ofertado?

Por uma série de motivos, no peculiar mercado de carros do Brasil, há muitos modelos e versões que apresentam um posicionamento (em termos de preço e imagem) incompatível com o que efetivamente oferecem. Neste artigo, Leandro Mattera explica melhor os perigos da compra do carro pensando apenas no status.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Final de ano chegando? Hora de apostar no planejamento financeiro

Já entramos na reta final de 2014, um ano muito movimentado e que ainda reserva muitas emoções para o brasileiro (principalmente agora que a campanha presidencial chega aos últimos dias).

No final de ano, é comum encontrarmos pessoas dispostas a gastar mais e a alegria de Natal, Festas e férias faz com que a compaixão e a preocupação com os outros cresçam, e com elas a pressão pela compra e oferta de um belo (e caro) presente. Será que é possível passar o final de ano se dívidas e com planejamento? Sim!

Clique aqui para ler o artigo completo.

Orçamento Familiar além das Planilhas de Controle Financeiro

O melhor sistema de controle financeiro ou a mais completa planilha de gastos são apenas ferramentas. São parte da solução, é óbvio, mas são instrumentos de controle que dependem de prioridades bem definidas, comprometimento e disciplina.

Só preencher planilhas não resolve o problema financeiro de ninguém. Detectei que três aspectos precisam ser trabalhados ao lado da ferramenta: senso de urgência, diálogo e liderança. Entenda melhor lendo o texto.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Acompanhe os novos artigos durante a semana e domingo que vem volto com os artigos mais compartilhados e visitados. Obrigado pela confiança. Até mais.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários