Seguindo sugestões de nossos leitores, faremos todo domingo de noite uma seleção, com resumo, dos cinco artigos mais lidos, comentados e compartilhados da semana anterior. A ideia é oferecer a você um panorama das preferências de mais leitores do Dinheirama e reunir os artigos de forma a oferecer um começo de semana mais proveitoso.

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

A Alta da Selic mexe com sua Vida? E com seus Investimentos?

Terminadas as eleições, é hora de olhar com o devido carinho e atenção a economia real, de inflação flertando com o teto da meta e de déficit primário elevado (despesas do governo maiores que as receitas). Nesta quarta-feira, o Banco Central (BC) decidiu elevar a taxa básica de juros, a Selic, para 11,25%, dando um claro sinal de que o governo pretende “comprar a briga” da inflação com mais seriedade.

E daí? Em que isso tudo muda a sua vida? Os empréstimos ficarão mais caros? Investir na renda fixa ficará melhor? Como se preparar para um cenário de juros mais elevados? O que isso realmente significa em termos cotidianos? Nós recebemos muitas dúvidas sobre isso durante estes dias e pretendemos respondê-las.

Clique aqui para saber como a Selic muda sua vida.

Dinheirama Entrevista: Renato de Vuono, Sócio-Editor do site Café com Finanças

A educação financeira é nosso grande tema neste espaço. Abraçamos com muito orgulho a missão de disseminar conhecimento, experiências e informações sobre dinheiro, família e qualidade de vida. É sempre muito legal saber que podemos contar com inúmeros outros profissionais e amigos nesta jornada.

Uma destas pessoas especiais é Renato De Vuono, Formado em Propaganda e Marketing pela ESAMC de Campinas. Renato fez estágio remunerado na Disney Co. na Flórida e hoje ministra palestra sobre “Fidelização de Clientes através da Filosofia Disney”. Foi fundador/idealizador, sócio e diretor financeiro da WEME/Galileo e diretor financeiro da Solo Propaganda. Idealizador e fundador do site Café com Finanças, é também Planejador Financeiro na Life Finanças Pessoais.

Clique aqui para ler a entrevista completa.

Tesouro Direto: Desvendando a “Sopa de Letrinhas” para Escolher o Tìtulo Público Ideal

Como saber qual tipo de título público é mais apropriado para o seu perfil, objetivos e prazos de investimentos? O que levar em conta? A “sopa de letrinhas” pode assustar no início, mas compreendê-la não é tão difícil.

A especialista Caroline Guedes fala mais sobre as opções disponíveis no Tesouro Direto e explica em detalhes cada uma das opções.

Clique aqui para ler o texto completo.

Sonhos ou Delírios? Cuidado para não boicotar sua chance de prosperar

O Ricardo Pereira escreveu um texto bastante interessante em que reconhece que ninguém quer ver seus sonhos (por mais absurdos que sejam) serem desconstruídos por quem quer que seja. Por que então fazemos tanta questão de escancarar muitos destes sonhos para os outros? Os delírios alimentam uma competição que envolve consumo e afasta da prosperidade verdadeira. Já pensou nisso?

Ricardo costuma dizer que a juventude atual precisa de um choque de realidade, algo que possa fazê-la sair da Internet para a vida real, ainda que por pouco tempo (mas de forma decisiva e impactante). Só existe vida real – o virtual ou é um mundo sonhado, geralmente surreal, ou é a extensão do ser humano que somos.

Clique aqui para ler o artigo completo.

3 Maneiras de fazer do Dinheiro um Aliado da Felicidade

Há uma confusão muito comum em relação ao papel do dinheiro. É verdade que ele existe para ser gasto, como gostam de dizer muitos especialistas, mas isso não significa que ele deve ser desperdiçado. Acumular coisas para ostentá-las é bem diferente de fazer uso inteligente dos recursos financeiros visando qualidade de vida e realização pessoal.

Trabalhamos (muito!) e em troca desse esforço recebemos dinheiro, que será trocado por produtos, serviços e também usado para investimentos. Assim, acredito que faz sentido associar nossa capacidade financeira também à construção das condições para mais felicidade familiar e tranquilidade.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Acompanhe os novos artigos durante a semana e domingo que vem volto com os artigos mais compartilhados e visitados. Obrigado pela confiança. Até mais.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários