Dinheirama Top5 #65: Leituras para começar a semana

Olá amigo leitor, tudo bem? Chegou mais um Top5 Dinheirama. Como você já sabe, todo inicio de semana, publicaremos uma seleção com o resumo dos cinco artigos mais lidos, comentados e compartilhados da semana anterior.

A ideia é lhe oferecer um panorama das preferências de outros leitores do Dinheirama e reunir os artigos de forma a oferecer um começo de semana mais proveitoso.

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

Não importa quanto você ganha, mas quanto economiza

Nos últimos 75 anos, a expectativa de vida do brasileiro saiu de 42,7 para 75,2 anos, segundo o IBGE. Esses números refletem uma média estatística, mas hoje em dia é fácil encontrarmos indivíduos com mais de 80 anos em plena atividade – e isso vai ser cada vez mais comum.

Além disso, com os avanços da medicina, a população de idosos vai aumentar proporcionalmente mais do que a de jovens.

Clique aqui para ler o texto completo

Controle financeiro pessoal: muito mais do que apenas planilhas!

O controle financeiro é uma atividade muito importante para que a vida financeira possa se desenrolar com tranquilidade. Muita gente ao redor do mundo já aprendeu o quanto o controle financeiro pessoal é importante, mas é verdade que ainda existem muitos que deixam as finanças pessoais seguirem no “piloto automático”.

Recentemente, participei de um encontro com alguns amigos de longa data e, por conta do meu trabalho no Dinheirama, o assunto investimentos acabou aparecendo. Fiquei surpreso com o alto grau de conhecimento presente entre meus amigos, principalmente porque nenhum deles tinha contato próximo com o mundo das finanças.

Clique aqui para ler o texto completo

O emprego tradicional acabou? O que fazer e como gerar renda?

O atual momento econômico que o Brasil enfrenta tem atingindo diversos segmentos e gerado muito desemprego. Segundo Andrea Deis, especialista em gestão de carreiras, o trabalho é o que fará com que as pessoas sobrevivam no mercado neste período de crise.

Ela afirma que é necessário que o profissional não busque apenas um bom emprego com salário e benefícios, mas um trabalho que valorize o seu talento natural. “Também é preciso ter mais apego à própria carreira do que à segurança e estabilidade”, diz.

Clique aqui para ler o texto completo

Dinheiro e família: casamento não é “morar em república”

Luciana comenta: “Navarro, estou furiosa com meu marido. Ele disse que teremos que retirar nosso filho da escola particular e colocá-lo em uma escola pública, porque as contas em casa estão apertadas. Só que o ‘bonitinho’ não quer vender o Honda Civic tunado dele, em que já gastou mais de R$ 40.000,00. O que pensa disso? Obrigada”.

Indignação, revolta, mas também amor e dúvidas. É muito comum receber e-mails recheados destas emoções. Eu também sou um apaixonado por carros e entendo o que grande parte dos homens (e algumas mulheres) passam em relação aos seus conflitos de valores dentro de um orçamento que está ficando apertado, mas que envolve um veículo.

O fato é que precisamos pensar em alguns pontos que envolvem tais desentendimentos, que são inclusive muito comuns, e aprender algumas coisas importantes (e fundamentais) para tomarmos boas decisões.

Clique aqui para ler o texto completo

Saia das dívidas: 3 vídeos fantásticos que vão te ajudar neste momento difícil

Há alguns dias conversei com um amigo, cujo pai tinha falecido depois de complicações com sua saúde. Ele contava como era desagradável ter que lidar com as emoções em meio a alguns processos burocráticos.

Ele disse algo curioso, que eu ainda não tinha parado para pensar. Disse que, apesar de todo o respeito e discrição do vendedor, foi muito estranho para ele ter que escolher um modelo de urna funerária (caixão). “Até nessas horas temos escolher entre modelos e avaliar a relação custo-benefício”, foi o que ouvi.

Clique aqui para ler o texto completo

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

Vídeos gratuitos sobre educação financeira

TV Dinheirama

Com diversos apresentadores e convidados

Aprenda de forma simples e interativa, alguns assuntos que irão fazer toda a diferença no dia a dia na sua relação com o dinheiro. Investimentos, finanças comportamentais, empreendedorismo, liderança, dicas práticas e muito mais. Clique no botão abaixo, assista e assine o canal gratuitamente para receber os novos videos diretamente no seu e-mail.

Assista grátis