DinheiramaCast: As preocupações do governo e nossa economiaA economia brasileira passa por um momento delicado, com inflação em alta, a moeda perdendo valor frente ao dólar e os juros subindo – há instituições que projetam a Selic acima de 9% para o final de 2013, por exemplo. Quando analisamos esses fatores e os somamos à necessidade de fazer o país continuar crescendo, percebemos que os desafios são imensos.

Nessa semana conversei novamente com Alvaro Bandeira, Economista Chefe e Sócio da Órama com a expectativa de entender o que de fato está acontecendo em nossa economia. Veja as perguntas que fizeram parte do podcast:

  • Há poucos dias o governo federal retirou o IOF para investidores estrangeiros que aplicam em títulos de renda fixa. Qual o efeito que a medida trouxe até o momento?
  • Qual o impacto dessa medida para o mercado de ações?
  • A Presidenta Dilma deu declarações dizendo que, no Brasil, o câmbio é flexível. Isso deixa a entender que o câmbio não será utilizado como medida para controlar a inflação? Sinaliza que os juros deverão continuar subindo?
  • Para quem pretende viajar para o exterior e está preocupado com a alta do dólar, qual estratégia adotar?
  • Enquanto o governo tenta alinhar o discurso, o mercado já considera a possibilidade de outras medidas para afrouxar o câmbio, como a retirada do IOF para os empréstimos de até um ano no exterior e no mercado futuro. Esse é realmente o caminho?

Ouça o podcast:

[powerpress]

Alvaro, mais uma vez agradecemos sua participação! É motivo de muita alegria a oportunidade de tê-lo conosco. Quero aproveitar e convidar o leitor do Dinheirama para conhecer o novo site da Órama (clique e acesse), mais amigável e com novos espaços para melhorar ainda mais sua experiência ao visitá-los.

Você poder ler mais opiniões do Álvaro e ainda conversar diretamente com a Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama, tirando suas dúvidas sobre investimentos e finanças pessoais. Aproveite também para conhecer uma série de eBooks gratuitos sobre economia e dinheiro. Clique aqui, faça um rápido cadastro e confira!

Fique ligado e ouça sempre nosso conteúdo!
Para que possa receber todos os episódios sem problemas, assine nosso podcast através deste link (clique aqui). Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) clicando aqui ou pelo link  https://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.

Obrigado e até a próxima. Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários